De acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), o prazo de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogado. Agora os criadores de gado têm até o próximo dia 15 para aplicar as doses da vacina.
O motivo da prorrogação seriam as condições climáticas que atualmente estão favorecendo o surgimento de queimadas. Sem chuvas e com o forte calor, os pastos geralmente ficam secos e há a redução de água em lagoas, riachos, brejos, igarapés, lugares onde o gado costuma beber. Essas condições deixam os animais fragilizados.
Pensando desta forma, a Aged sugeriu ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a prorrogação, uma forma de garantir a vacinação de todo o rebanho no estado. Na última campanha, o Maranhão vacinou 98% do rebanho, o suficiente para continuar com a marca de zona livre de aftosa.
Em 2015 a primeira etapa da vacinação aconteceu entre 1º e 31 de maio, quando 98,82% de bovinos e bubalinos foram atingidos pela campanha. A segunda etapa tem o objetivo de atingir 100% em todos os municípios maranhenses. São 217 municípios.
Com a prorrogação, os criadores têm até o dia 30 de dezembro para comprovar a vacinação do rebanho na unidade da Aged que atende sua região. É necessário nota fiscal de compra da vacina e atualizar o cadastro do rebanho.
Quem não comprovar que o rebanho está vacinado está sujeito à multa de R$ 5 por cabeça de animal não vacinado e uma multa de R$ 400. (Com informações da Ascom) (Hemerson Pinto)
Publicado em Regional na Edição Nº 15474
Comentários