Em cumprimento ao cronograma estipulado, a Prefeitura de Sítio Novo do Tocantins deu continuidade ao projeto “Cras Itinerante – Cuidando da Nossa Gente”, que visa levar às comunidades de assentamentos e povoados serviços ligados à cidadania e saúde primária. Na sexta-feira (05/08), foi a vez do povoado Olho D’Água do Coco receber as equipes do projeto, sendo a última comunidade da zona rural a receber a ação.
Na comunidade, o projeto contou com uma novidade: a realização de atendimentos ginecológicos e dermatológicos, além de todos os atendimentos realizados nas primeiras edições do projeto – consultas médicas, exames, atendimentos psicológicos e nutricionais, fisioterapêuticos e odontológicos, bem como a atualização de caderneta de vacina, confecção de cartão SUS, entre outras atividades ligadas à saúde primária e assistência social.

Amparo

O idealizador do projeto, prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Jair Farias, ressaltou que o Cras Itinerante é uma forma de a cidadania e saúde irem até as pessoas que mais necessitam desses benefícios. “É preciso ser audacioso, coerente e humano em ações e projetos. Ir até as comunidades que mais precisam, levar saúde, assistencialismo, cidadania e dignidade”, enalteceu o gestor municipal.

Atendimentos

Nos atendimentos com clínicos gerais foram realizadas aproximadamente 120 consultas. Jovens e adultos realizaram em torno de 50 exames rápidos para diagnóstico dos vírus HIV e Sífilis. Além disso, cerca de 20 atendimentos ginecológicos, incluindo consultas e exames de Papa Nicolau foram realizadas em mulheres do povoado.
O povoado Olho D’Água do Coco compreendeu a última comunidade da zona rural atendida pelo projeto. Agora, o Cras Itinerante irá para os bairros de Sítio Novo do Tocantins. Ainda segundo a secretária de Saúde do Município, com a diminuição dos atendimentos na cidade, a ação redirecionará os atendimentos novamente à zona rural, porém com periodicidade mensal. (Assessoria)