Militares do Batalhão de Bombeiros Militar doam sangue em Imperatriz

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi comemorado, nessa quarta-feira (25). A data foi criada para reforçar a importância do ato voluntário e solidário de doar sangue. Conscientes da grande importância de reforçar essa causa, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), sediado na cidade de Imperatriz, realiza, esta semana, uma campanha de doação de sangue entre os militares dessa unidade da corporação.
Com a doação diária de sangue de dez bombeiros, o batalhão espera alcançar um total de 50 doadores, ajudando, desta forma, a diminuir o déficit diário de bolsas de sangue nos hospitais de Imperatriz, sobretudo, neste período em que se aproximam as festas de fim de ano e a demanda aumenta e o número de doadores diminui nos hemocentros.
De acordo com o comandante do 3º BBM, tenente coronel Wilni Barbosa Lima, além de reforçar o banco de sangue da cidade, a participação na campanha tem o objetivo de provocar a adesão de doadores civis, contribuindo para a diminuição de um sério problema comum em todo o país. "A finalidade da ação, também, é estimular a comunidade a doar sangue regularmente e culmina com o Dia Nacional do Doador de Sangue, promovido pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar)", informou.
No Brasil, hoje, são coletadas, anualmente, 3,6 milhões de bolsa de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil, é aquém do preconizado, não chegando a 2%.