“Faremos de início um trabalho voltado para o desafogamento das Turmas Recursais”. Quem afirma é a juíza Márcia Cristina Coelho Chaves, nova coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Ela foi convidada pelo corregedor-geral da Justiça, Cleones Carvalho Cunha, e vai coordenar, no biênio 2012-2013, os Juizados Especiais da capital e do interior, totalizando 31 e mais as Turmas Recursais de São Luís e de Imperatriz.
Para alcançar essa meta, a juíza informa que vai solicitar o grupo de trabalho denominado como Pauta Zero, iniciativa que obteve grandes resultados na gestão do ex-corregedor-geral e atual presidente do Tribunal de Justiça, Guerreiro Júnior. Continuidade é palavra de ordem na nova gestão. “É válido observar que os coordenadores que aqui passaram realizaram um grande trabalho. E é isso basicamente que faremos, daremos sequência aos bons serviços aqui empenhados na gestão anterior”, ressalta a juíza.
Sobre a Turma Recursal - A Turma Recursal da capital subdivide-se em cinco, sendo cada uma composta de três juízes. Em Imperatriz, o trabalho é feito por três magistrados, tendo mais dois como suplentes. O papel da turma recursal é reexaminar as decisões que foram tomadas pelo juiz inferior, funcionando como uma espécie de minitribunal.
“Olhar para as turmas recursais faz-se necessário. Temos que resolver a questão do acervo processual físico que lá se encontra. Por mais que se trabalhe, fica difícil dar vazão aos processos que ali chegam. Devido ao grande acúmulo existe a demora na resolução de um processo e o cidadão que ganhou uma causa fica com a sensação de que ganhou, mas não levou”, explica Márcia.
Natural de São Luís, Márcia Cristina Coelho Chaves é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduada em Processo Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ingressou na magistratura em 1991, sendo designada para a Comarca de Loreto. Atualmente é juíza titular do 3º Juizado Especial Criminal de São Luís.
Sobre a missão de coordenar o Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, Márcia Coelho Chaves demonstrou satisfação. “Recebi com muita alegria o convite feito pelo desembargador Cleones. Isso me deixou com um instinto de compromisso muito maior enquanto magistrada. Daremos continuidade ao grande trabalho que estava sendo realizado aqui”, concluiu. (Michael Mesquita)
Publicado em Regional na Edição Nº 14296
Comentários