O Conversando com o RH reuniu empresários e profissionais de recursos humanos, em Açailândia

AÇAILÂNDIA - Identificar e reter talentos, analisar os cenários e tomar decisões, desenvolver competências de comunicação, estímulo a produtividade, estão entre os principais desafios discutidos na palestra "Os desafios do RH no cenário atual: desenvolvimento e produtividade da equipe", realizada na quarta-feira (12), durante o Conversando com o RH, em Açailândia. Empresários e profissionais de recursos humanos estiveram presentes no encontro promovido pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação), com objetivo de apresentar soluções para tornar as áreas de gestão de pessoas mais estratégicas e articuladas aos objetivos das empresas, a fim de contribuir para o aumento de sua competitividade.
A gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira, destaca que essas ações são essenciais para que as empresas sobrevivam em tempo de crise, mercado competitivo e insegurança econômica. "O Sistema FIEMA busca promover soluções para que as indústrias possam continuar crescendo, um exemplo disso, é esse encontro onde as empresas tem a oportunidade de estarem juntas para avaliarem o cenário e também trocarem experiências e capacitarem seus colaboradores".
Nesta edição, a consultora Jailza Tomaz, falou sobre o cenário atual e como os profissionais de RH devem lidar com esses desafios, e ressaltou ainda que as empresas precisam continuar investindo no capital intelectual, e traçando seu planejamento estratégico.
"As empresas estão se despertando para a necessidade desses encontros e nessa oportunidade enfatizamos bem sobre os desafios e o atual cenário que tem refletido em todas as empresas. Esse momento é muito importante porque muitas vezes o profissional até sabe, mas no decorrer do dia a dia e com as atividades acabam se esquecendo e tendo uma visão deturpada do RH que atualmente precisar promover melhor engajamento dos colaboradores, lidar com a gestão da diversidade, de talentos, do conhecimento, mensuração de resultados das práticas de RH, oxigenação da organização e unificação da cultura organizacional", afirma.
A analista de Recursos Humanos, da empresa Aço Verde do Brasil, Cristina Oliveira, participa pela segunda vez do encontro e avalia que a busca por conhecimento é sempre um diferencial de qualquer profissional. "Oportunidades como essa somam muito na carreira da gente em razão dos assuntos abordados, no resultado de qualificação profissional, desenvolvimento de pessoas porque por meio dessas palestras nós conseguimos refletir, pôr em prática e também levar os assuntos aqui abordados para outras pessoas da empresa".
O encontro foi marcado ainda pela apresentação das soluções disponibilizadas pelo Sistema FIEMA na região e dinâmica de movimentação com ginástica laboral apresentada pelo profissional de educação física do SESI, Geane Tavares. A assistente administrativa da empresa Usimec, Rosa Pereira que também participou do Conversando com o RH, acredita que a qualidade de vida e qualificação do funcionário é muito importante para o crescimento das empresas. "Muitas vezes os funcionários se tornam máquinas, no sentido de fazer o seu trabalho e ir embora, então é necessário que haja essa integração para que os colaboradores sintam-se parte da empresa. E essa iniciativa soma muita à rotina das empresas".