Secretário José Antônio Heluy na solenidade de lançamento do “Dia D”

A Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) lançou, nessa quarta-feira (26), em São Luís, o projeto de ampliação nacional de ação “Dia D de Contratação de Pessoas com Deficiência (PcD)”. O projeto já realizado em São Luís, por duas oportunidades, a partir de agora recebe apoio logístico do Ministério do Trabalho e Emprego e de outras instituições civis e públicas que aderiram ao projeto. O “Dia D” está marcado para 30 de maio e acontecerá simultaneamente em todos os estados brasileiros.
O lançamento do Dia D em São Luís procurou alcançar parceiros institucionais para o projeto, como associações das classes empresariais e trabalhadoras; além de informar, à sociedade, a preocupação dos gestores das Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda em incluir este público no mercado de trabalho.
Cerca de 1,5 milhão de maranhenses possuem algum tipo de deficiência, segundo o IBGE (dados de 2010). Somente em São Luís, cerca de 250 mil pessoas se enquadram no perfil e boa parte desta população é considerada apta para o trabalho e, cada vez mais, as empresas buscam esta mão de obra para os seus quadros.
Para José Antônio Heluy, secretário da Setres, desde as realizações locais do “Dia D”, a ação busca agilizar o encontro entre a empresa parceira e o candidato ideal para a vaga. “É um público prioritário e que gera grande interesse por parte das empresas parceiras. A ação tenta acelerar o processo de seleção e contratação, na maioria das vezes com sucesso garantido”, pontua.
No evento de lançamento da ação nacional, a professora Rosane Ferreira, que atua na educação inclusiva de pessoas com deficiência, ministrou a palestra “Pessoa com Deficiência: Empregar é mais do que Incluir”, em que defende a ideia de que, para que o trabalhador com deficiência tenha acesso ao mercado de trabalho, é necessária uma educação inclusiva que o contextualize na sociedade. “As pessoas precisam aprender, desde cedo, que quem tem deficiência também tem os mesmos direitos que as pessoas que não têm deficiência. E que todos têm capacidade e habilidades que devem ser respeitadas e aceitas no mercado de trabalho”, disse a especialista.
O coordenador de Assistência Básica às Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas), Danilo Silva, esteve presente no lançamento e colocou a instituição à disposição da organização do Dia D. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência também se disponibilizou.

Ação local
A Setres realizou duas outras edições do Dia D em São Luís, nos meses de maio e novembro do ano passado, oportunidades em que mais de 400 trabalhadores com algum tipo de deficiência foram atendidos e encaminhados para vagas de trabalho específicas para este público. (Gisele Amaral – Secom)