Hemerson Pinto
A proposta de ampliação da Reserva Indígena Governador, no município de Amarante do Maranhão, a cerca de 150km de Imperatriz, continua provocando debates. Na próxima sexta-feira, um ato público realizado em frente à prefeitura daquele município promete reunir produtores rurais, assentados, estudantes, servidores públicos, comerciantes, além de entidades sindicais e religiosas. O objetivo é reforçar a campanha contra a ampliação pretendida pela Fundação Nacional do Índio, que visa aumentar o território da reserva em mais de 200%.
Segundo a Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários Rurais de Amarante do Maranhão, a ampliação da Reserva Governador trará sérios prejuízos a aproximadamente três mil famílias, que habitam 75 povoados e pequenas comunidades na área que seria atingida. “Vamos nos reunir no próximo dia 14, e na próxima segunda-feira estaremos em audiência pública na Assembleia Legislativa, em São Luís”, afirma Rui Aguilar, membro da Comissão Permanente.
A possibilidade de Ampliação da Reserva Indígena Governador é estudada desde 2010, por um grupo técnico formado por representantes da Funai, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), por meio da portaria número 1.437 de 06 de junho de 2010.
Números - Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Amarante tem 37.894 habitantes em uma área territorial de 7.669 km², ou 766.900 ha. A área indígena existente é de 408.500 ha, ou seja, 54% das terras do município. Esse total é dividido entre as reservas indígenas de Araribóia (338.000 ha), Governador (41.643 ha) e Krikati (28.947 ha). A área pretendia pela FUNAI é de mais de 163.086 ha.
Segundo a Comissão Permanente, o número de afetados pela possível demarcação seria de aproximadamente 20 mil pessoas. Quanto ao rebanho bovino, das 260 mil cabeças de gado (Números da AGED), 70% deveria ser remanejado. “Para onde ninguém sabe”, comenta Rui Aguilar. Com a ampliação, a Reserva Indígena Governador chegaria a 204.729 ha. Neste caso, para se deslocar entre um povoado, os moradores precisariam passar por dentro das terras indígenas.
Publicado em Regional na Edição Nº 14727
Comentários