Cuidado. O sonho da casa própria anda lado a lado com o pesadelo de pagar prestações e depois descobrir que caiu no conto do vigário. Por isso, antes de abrir e fechar negócios passe no cartório do registro imobiliário de sua cidade. Em Imperatriz, o mesmo está localizado na rua Godofredo Viana, 540, Centro.
O consultor Solano Santos, da Francisco Rocha Consultoria Imobiliária, com escritórios em São Luís e Imperatriz, explica que a legislação é rigorosa para incorporadoras que lançam prédios no mercado.
Porém, muitos ainda desconhecem que o cartório do registro imobiliário fornece a qualquer pessoa, se este ou aquele lançamento está com todos os itens da legislação em dia e ainda mais, a posição de compra. Ou seja, o consumidor pode saber se é o primeiro a encomendar seu apartamento ou se é o último.
A reportagem foi conferir o fornecimento de informações. Na semana passada, Fidel Alves Pereira, do referido cartório em Imperatriz, confirmou que a documentação do Mediterranée Club Residence estava 100% entregue e que 80% do prédio fora comercializado. A construção e incorporação é da Aracati Construções.
Os documentos são públicos. Nem precisa estar interessado pela compra para solicitar informações e o cartório é obrigado a informar.
Por isso, antes mesmo de se dirigir para fechar negócio, sugerimos ao leitor que em posse do material promocional lançado, sempre bastante elegante, passe no cartório para saber de sua situação. Em seguida, dirija-se à consultoria ou mesmo ao plantão de vendas que necessariamente deve ter o apartamento decorado.
Dicas: Decorado e memorial - No entanto, em vez de se encantar com o apartamento decorado do plantão de vendas, exija o memorial descritivo. Caso enxergue peças de mármore no decorado, a mesma peça deverá constar neste memorial e assim sucessivamente.
Expansão e fiscalização - O mercado da construção civil se expande e de certa forma garante parte do crescimento do Brasil. No entanto, a ação do ministério público ainda é acanhada. “Muitos estão irregulares e cada golpe aplicado atinge todos o mercado”, diz um empresário que prefere declinar o nome temendo represálias de concorrentes desleais.
Real e virtual - Outro ponto refere-se à experiência da construtora no mercado imobiliário. Nada contra quem está começando, mas prefira quem está há um certo tempo na sua praça. Não deixe de conferir a página na internet. Quem está fora do mundo virtual também está fora do mundo real.
Investidor - Em geral, o investidor é bem mais cuidadoso quando aplica neste ou naquele apartamento ou prédio de escritório. Porém, quem tem o sonho da casa própria deve se comportar da mesma forma, com bastante exigência na hora de fechar o seu negócio. (Com informações de Frederico Luiz)
Publicado em Regional na Edição Nº 14603
Comentários