São Luís – “O Maranhão nos deixou impressionados e superou as nossas expectativas!”, ressaltou o cônsul Comercial dos EUA para o Nordeste do Brasil, Eric Olson, em sua primeira visita aos empresários da indústria maranhense ocorrida na quinta edição do Maranhão for Business - Edição Estados Unidos, realizado na última terça (1/9), no Salão Nobre da Casa da Indústria, na Cohama, numa promoção da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos.
Olson apresentou aos empresários maranhenses e diretores da FIEMA os serviços prestados pelo Departamento de Comércio Americano e destacou o objetivo do seu trabalho voltado para o nordeste brasileiro. “Atuamos no sentido de buscar parcerias entre empresas americanas e brasileiras, especialmente no Nordeste. Em tempos de crise que afetam todo o ecossistema mundial, nada melhor do que estreitar os laços entre nossos países”, destacou o cônsul em sua apresentação.
“O ‘Maranhão for Business’ cumpriu de forma satisfatória o seu objetivo de promover esse intercâmbio das indústrias maranhenses com o comércio exterior em prol do desenvolvimento de nosso Estado com as instituições promotoras. Não tenho dúvidas, o Maranhão é a bola da vez do Brasil!”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.
Na quinta edição, o encontro teve como convidados os palestrantes locais Laércio Costa, do Unimercado da FIEMA; Felipe de Holanda, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos-IMESC e secretário de Estado de Projetos Especiais; Simplício Araújo, secretário de Estado de Indústria e Comércio; Pablo Zarthur Rebouças, secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de São Luís; Allan Kardec Barros, professor pesquisador da UFMA, e Márcio Honaisser, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apresentaram o Estado e todas as suas potencialidades ao cônsul americano, desde o turismo, corredor centro-norte, porto do Itaqui e programas de incentivos fiscais.
A abertura foi conduzida pelo diretor da FIEMA, Alexandre Ataíde, que destacou o protagonismo da ação do Centro Internacional de Negócios da FIEMA para ampliar os mercados e os negócios. “O Maranhão tem um grande potencial e nossa meta é apresentar esses pontos diferencias para o mercado externo, que têm interesse em investir no Brasil, e nós temos sim potencial para comercializar com eles”, ressaltou.
Esta edição do Maranhão for Bussiness marcou os 200 anos de amizade e colaboração entre os Estados Unidos e a região Nordeste, uma data que está sendo celebrada em parceria com os brasileiros. O programa é coordenado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMA e conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção as Exportações (Apex Brasil) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Tanto o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, quanto o secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de São Luís, Pablo Zarthur Rebouças, parabenizaram a FIEMA pela iniciativa. “Com ações como essa, que estimulam as relações de negócios além das nossas fronteiras, a Federação das Indústrias do Maranhão cumprem o seu papel e demonstram para o Estado e para os empresários o quanto podemos crescer e fortalecer a nossa economia”.
A FIEMA já promoveu 5 edições do Maranhão for Business, sendo realizados nas cidades de São Luís e Imperatriz, oportunizando negócios com representantes de embaixadas, câmaras de comércio, agências de exportação e autoridades portuárias de Moçambique, dos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Países da Liga Árabe.
Publicado em Regional na Edição Nº 15399
Cônsul Comercial dos EUA vê oportunidades de negócios no Maranhão for Business
Ação promovida pela FIEMA reuniu diversos empresários industriais
Comentários