Empresários maranhenses da Indústria ouvem atentamente Cônsul Norte Americano, Eric Olson, durante o Maranhão for Business

São Luís – “O Maranhão nos deixou impressionados e superou as nossas expectativas!”, ressaltou o cônsul Comercial dos EUA para o Nordeste do Brasil, Eric Olson, em sua primeira visita aos empresários da indústria maranhense ocorrida na quinta edição do Maranhão for Business - Edição Estados Unidos, realizado na última terça (1/9), no Salão Nobre da Casa da Indústria, na Cohama, numa promoção da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos.
Olson apresentou aos empresários maranhenses e diretores da FIEMA os serviços prestados pelo Departamento de Comércio Americano e destacou o objetivo do seu trabalho voltado para o nordeste brasileiro. “Atuamos no sentido de buscar parcerias entre empresas americanas e brasileiras, especialmente no Nordeste. Em tempos de crise que afetam todo o ecossistema mundial, nada melhor do que estreitar os laços entre nossos países”, destacou o cônsul em sua apresentação.
“O ‘Maranhão for Business’ cumpriu de forma satisfatória o seu objetivo de promover esse intercâmbio das indústrias maranhenses com o comércio exterior em prol do desenvolvimento de nosso Estado com as instituições promotoras. Não tenho dúvidas, o Maranhão é a bola da vez do Brasil!”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.
Na quinta edição, o encontro teve como convidados os palestrantes locais Laércio Costa, do Unimercado da FIEMA; Felipe de Holanda, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos-IMESC e secretário de Estado de Projetos Especiais; Simplício Araújo, secretário de Estado de Indústria e Comércio; Pablo Zarthur Rebouças, secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de São Luís; Allan Kardec Barros, professor pesquisador da UFMA, e Márcio Honaisser, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apresentaram o Estado e todas as suas potencialidades ao cônsul americano, desde o turismo, corredor centro-norte, porto do Itaqui e programas de incentivos fiscais.
A abertura foi conduzida pelo diretor da FIEMA, Alexandre Ataíde, que destacou o protagonismo da ação do Centro Internacional de Negócios da FIEMA para ampliar os mercados e os negócios. “O Maranhão tem um grande potencial e nossa meta é apresentar esses pontos diferencias para o mercado externo, que têm interesse em investir no Brasil, e nós temos sim potencial para comercializar com eles”, ressaltou.
Esta edição do Maranhão for Bussiness marcou os 200 anos de amizade e colaboração entre os Estados Unidos e a região Nordeste, uma data que está sendo celebrada em parceria com os brasileiros. O programa é coordenado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMA e conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção as Exportações (Apex Brasil) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Tanto o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, quanto o secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de São Luís, Pablo Zarthur Rebouças, parabenizaram a FIEMA pela iniciativa. “Com ações como essa, que estimulam as relações de negócios além das nossas fronteiras, a Federação das Indústrias do Maranhão cumprem o seu papel e demonstram para o Estado e para os empresários o quanto podemos crescer e fortalecer a nossa economia”.
A FIEMA já promoveu 5 edições do Maranhão for Business, sendo realizados nas cidades de São Luís e Imperatriz, oportunizando negócios com representantes de embaixadas, câmaras de comércio, agências de exportação e autoridades portuárias de Moçambique, dos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Países da Liga Árabe.