Criado este ano, o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC) pretende continuar trabalhando firme para conquistar seu principal objetivo, que é o de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão. O anúncio foi feito esta semana pela presidente do Consórcio, prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, ao apresentar um balanço das atividades da entidade nesses oito meses de existência.
De acordo com a presidente, "melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios que estão sob a influência da EFC é um dos maiores objetivos do Consórcio".
Em uma breve apresentação, o diretor administrativo do Consórcio, Leôncio Lima, afirmou que o Maranhão tem o maior modal ferroviário passando pelo Estado e ainda assim tem o 26º pior IDH do País e os municípios do corredor têm o pior IDH do Estado.
Para Cristiane Damião, apesar de alguns prefeitos e outras autoridades não terem dado a importância que o consórcio possui, a situação hoje é diferente e já há uma tendência clara de que no ano que vem as respostas serão mais positivas e diretas. "Quando iniciamos a formação do COMEFC, muitos não acreditaram que fosse atingir um caminho positivo. Contudo, com o empenho de todos e contando com o apoio da imprensa, seguimos em frente e hoje podemos dizer que os resultados foram positivos".
Ela agradeceu o apoio da classe política e fez questão de destacar a importância da imprensa na divulgação de todo o processo de criação e sucesso do Consórcio. "O Consórcio fez história e deu certo. Ele conseguiu devolver ao solo do Maranhão o respeito e o valor que sempre tivemos, mas que até então não estava sendo reconhecido. Hoje o canal de negociação está aberto com a VALE e tem como prioridade o desenvolvimento destes municípios", afirmou a presidente do COMEFC, Cristiane Damião.
Publicado em Regional na Edição Nº 14885
Consórcio dos Municípios quer melhorar o IDH do Maranhão
Cristiane Damião destaca canal de negociação aberto com a Vale
Comentários