São Luís - Especialistas renomados e representantes das áreas várias da Medicina estão reunidos em São Luís durante o I Congresso Maranhense de Medicina, que englobará o 21º Congresso de Cirurgia Minas-Brasil Cirurgia 2012, o XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina e a Reunião Ordinária dos Secretários Estaduais de Saúde. Esses eventos acontecerão simultaneamente de terça (3) a sexta-feira (6), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Hotel Pestana, no Rio Poty Hotel e no Hotel Luzeiros, em São Luís, reunindo médicos de vários estados do Brasil.
Os eventos são promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e integram as comemorações do IV Centenário de São Luis. A abertura oficial está marcada para quarta-feira (4), às 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com a presença da governadora Roseana Sarney; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; dos presidentes do Conselho Federal de Medicina, Roberto D´Ávila, da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes, da Federação Brasileira de Academias de Medicina, José Leite Saraiva; e do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.congressomaranhensedemedicina.com, onde está a programação dos eventos. O 21º Congresso de Cirurgia Minas-Brasil 2012 terá início na terça-feira (3), às 8h, e o XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina será realizado na quinta-feira (5), a partir das 15 horas.
O Congresso Maranhense de Medicina abordará, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, assuntos relacionados a pediatria, ortopedia, saúde mental, doenças renais, terapia intensiva, hematologia, neurologia e otorrinolaringologista. Entre os palestrantes estão os doutores Daniel Rinaldi (presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia), Reitan Ribeiro (Serviço de Ginecologia e Mama do Hospital Erasto Gaertner – PR), e Anderson Silvestre (presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – DF).
Na área de pediatria serão discutidos temas como: crise convulsiva na infância, atendimento no pronto socorro; antibióticos em infecções comunitárias e hospitalares na pediatria; atendimento e transporte do recém nascido de alto risco e, avaliação, diagnóstico diferencial e tratamento da dor abdominal aguda na criança.
Na área de ortopedia serão discutidos os conceitos atuais no tratamento das fraturas expostas. A saúde mental vai abordar as estratégias programa Saúde é Vida da família, leitos psiquiátricos em Hospital Geral e urgência e emergência em psiquiatria. As doenças renais serão mediadas pelo médico Carlos Macieira, abordando os temas epidemia silenciosa, doença renal e risco cardiovascular, nefropatia diabética, nefroesclerose hipertensiva e tratamento da insuficiência renal crônica.
Congresso de Cirurgia - O 21° Congresso de Cirurgia Minas-Brasil 2012 ocorrerá no Centro de Convenções do Hotel Pestana, em São Luís. Irá disponibilizar o curso avançado de urgências em cirurgia da obesidade (150 vagas), que será dividido em módulos: “Entendendo a cirurgia”, “Complicações mais freqüentes da gastroplastia em Y de Roux”, “Complicações da gastrectomia vertical e banda gástrica ajustável”, “Urgências nutricionais e psíquicas” e, também, discussão de casos reais.
Entre os especialistas que estarão ministrando cursos estão os cirurgiões Arthur Belarmino Garrido Junior (Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Marcelo Gomes Girundi (Minas Gerais), Henrique Eloy Bueno Câmara (Minas Gerais), Renan Catarina Tinoco (Rio de Janeiro), Josemberg Campos (Pernambuco), Otaviano Augusto de Paula Freitas (Minas Gerais), Adriano Segal e Fábio Jatene (São Paulo), Luis Claudio Chaves (Pará), José Renan da Cunha Melo e Tarciso Afonso Nunes (também de Minas Gerais).
Durante todo o período serão realizadas conferências, simpósios satélite, mesas redondas e os cursos nas áreas de trauma torácico, trauma pélvico, hérnias e parede abdominal, anatomia cirúrgica, tratamento ambulatorial das hérnias e urgências em hérnias.
Durante o Conclave, os presidentes das academias de medicina do Brasil colocarão em discussão temas como “Dilema da relação público-privada na saúde no Brasil” e “A relação médico-paciente e o sistema de seguro saúde no Brasil”.