Cláudio Azevedo ressalta a importância da parceria entre governos estadual e federal

São Luís - Durante evento realizado na última terça-feira (24/01) no auditório do Sebrae, representante do órgão apresentou as principais ações previstas para atuação do órgão no Estado em 2012.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai ampliar a parceria com o Governo do Estado na implantação de projetos voltados para o setor agrícola. Atualmente a Codevasf é parceira do governo na implantação do Programa Água para Todos no estado, nos municípios banhados pelas Bacias Hidrográficas do Parnaíba, Itapecuru e Mearim. A discussão das ações em conjunto aconteceu durante a realização do segundo Encontro de Inclusão Produtiva, realizado na tarde de terça-feira (24), no auditório do Sebrae.
Por solicitação do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kênia Régia Anasenko Marcelino, apresentou as ações desenvolvidas pelo órgão nos sete estados onde estão instaladas as suas superintendências.
O Encontro de Inclusão Produtiva, que tem como objetivo nivelar o conhecimento das ações desenvolvidas por diversos órgãos que atuam no setor produtivo a fim de potencializar os resultados, contou com a presença do secretário Cláudio Azevedo; da secretária de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade; do secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes; do secretário Adjunto da Indústria e Comércio, Augusto César Maia Araújo Júnior, e do chefe da Embrapa Cocais, Valdemício de Sousa.
Antes de sua palestra, a gerente da Codevasf assistiu à apresentação das ações que serão desenvolvidas no Maranhão pelas secretarias estaduais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae. “Este encontro foi excelente porque pude conhecer as potencialidades do Maranhão e ver de que forma poderemos atuar em conjunto”, avaliou Kênia Marcelino.
Atualmente, a Codevasf está trabalhando em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) na implantação do Programa Água para Todos, que inicialmente prevê a construção de 4.320 cisternas para armazenamento de água, beneficiando famílias da zona rural, inseridas no Programa Bolsa Família.
O secretário Cláudio Azevedo afirmou que a instalação 8ª Superintendência da Codevasf no Maranhão vai intensificar a atuação do órgão no estado e que por conta da instalação prevista para este ano, já foram destinadas emendas parlamentares da bancada federal no valor de R$ 74 milhões - no ano passado esse valor foi de 7 milhões. “A Codevasf vai funcionar no antigo prédio do Ibama, localizado no Parque Bom Menino”, informou.
Cláudio Azevedo ressaltou que a ampliação da área de influência da Codevasf no Maranhão, que além da bacia do Parnaíba passou a cobrir as bacias do Mearim e Itapecuru, foi uma forte articulação da bancada federal maranhense, do governo do Estado e do senador José Sarney. “Agora, são mais de 100 municípios beneficiados com os programas e projetos da Codevasf, que trabalha em três linhas de frente: irrigação, revitalização e infraestrtutura da área de abrangência das bacias do São Francisco, Parnaíba, Mearim e Itapecuru”, afirmou o secretário. “Se a Codevasf já estivesse no Maranhão há 20 anos, a história do estado seria diferente e estaríamos produzindo muito mais”, complementou o secretário da Sagrima.
Após a apresentação da gestora da Codevasf, a secretária Conceição Andrade sugeriu uma reunião técnica com a gerente Kênia Marcelino, que estava acompanhada do chefe da Unidade de Planejamento Regional da companhia, Carlos Henrique Marques, e também da chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da 7ª Superintendência da Codevasf, localizada no Piauí, Janleide Rodrigues Costa. A reunião aconteceu logo após o Encontro de Inclusão Produtiva.
Na avaliação do diretor técnico do Sebrae, José Morais, o evento foi importante para estreitar as parcerias com foco nos resultados. “A partir do momento que elencamos as demandas e ações comuns, podemos partir para a pactuação de convênios. Um dos grandes diferenciais dessa nova empreitada de trabalho compartilhado na inclusão produtiva é que, dessa vez, os agentes estão muito focados, com o compromisso do plano de trabalho conjunto já em execução e, um fato de grande relevância, com secretários, diretores e presidentes de órgãos e entidades amplamente envolvidos no processo”, pontuou.
Projetos voltados para a agricultura familiar, perímetros irrigados, apoio a jovens rurais, aumento da produção e produtividade, piscicultura, capacitação de técnicos e agricultores familiares foram algumas das ações em comum que são realizadas pela Codevasf, Sagrima, Sedagro, Sebrae, Senar, Embrapa, Sedinc e Sectec.
“Com a notícia da implantação da Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão, que vai funcionar no prédio do antigo Ibama, em São Luís, a bancada federal já alocou recursos de emendas parlamentares na empresa na ordem de R$ 70 milhões, dez vezes mais que nos anos anteriores, quando a atuação da companhia estava restrita à bacia do Parnaíba”, anunciou Cláudio Azevedo. (Vitória Castro)