São Luís - O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) cresceu 4,3 pontos na passagem de julho para agosto de 2016. O ICEI-MA alcançou 54,1 pontos e passa a superar a linha divisória dos 50 pontos, ou seja, registra empresários confiantes pela primeira vez no ano. A atual tendência de recuperação da confiança dos empresários maranhenses acontece desde maio. Nacionalmente, o índice também demonstrou crescimento, marcando 51,5 pontos, um aumento de 4,2 pontos.
Enquanto as indústrias de extração e transformação estão confiantes em agosto, com índices acima dos 50 pontos (55,6 pontos), as indústrias da construção civil ainda permanecem com os índices abaixo da linha divisória, marcando 46,9 pontos, o que indica falta de confiança dos empresários desse setor.
Quanto aos componentes do ICEI-MA, o indicador de condições atuais, embora permaneça abaixo do esperado, aumentou 1 ponto, atingindo os 39,3 pontos, o que indica que as condições foram inferiores em comparação com os últimos seis meses. Na construção civil, o mesmo indicador teve uma variação negativa, marcando 32,8 pontos.
Por outro lado, para a indústria de extração e de transformação, as condições atuais apresentaram alta de 1,8 ponto, fechando em 55,6 pontos, mantendo uma trajetória ascendente desde junho de 2016.
O indicador de expectativa variou 6,6 pontos e fechou em 61,4 pontos, mantendo-se acima dos 50 pontos, refletindo o otimismo quanto as expectativas dos empresários para os próximos seis meses.
O indicador da construção civil teve uma pequena variação de 0,4 ponto, marcando 53,9 pontos. A expectativa das indústrias de extração e transformação apresentou crescimento de 6,7 pontos e assinalou 63,2 pontos.
O ICEI é elaborado pela FIEMA em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Empresas da Construção Civil, Indústrias Extrativas e de Transformação participaram da pesquisa no período de 1 a 11 de agosto de 2016.
Publicado em Regional na Edição Nº 15696
Confiança do empresário é retomada em agosto, diz pesquisa da FIEMA
ICEI-MA alcançou 54,1 pontos pela primeira vez em 2016
Comentários