Jairo Madeira destaca importância dos servidores, comunidade e vereadores

Com o desafio de se consolidar um sistema nacional de educação articulado, promover o diálogo a respeito das proposições abordadas no 'documento referência' da Conferência Nacional de Educação, debatendo, principalmente, aspectos na educação municipal, foi realizada, nessa segunda-feira (15), a 3ª Conferência Municipal de Educação da cidade de João Lisboa.
O prefeito Jairo Madeira, o secretário de Educação, Davison Sormanni, educadores, demais secretários municipais, professores, sociedade organizada e os vereadores Eva Magna, Fabiana Santiago, Evaldo Seledor e Val Mota participaram da abertura da conferência, que ocorreu na U.I. Paulo Madeira, no bairro Cidade Nova.
O secretário e professor Davison Sormanni, em sua fala, destacou a importância das conferências para realização das políticas públicas no município, bem como o compromisso das equipes de coordenação e professores envolvidos na organização.
"Temos professores comprometidos e que são destaques em conferências nacionais, portanto tivemos o cuidado de escolher bons palestrantes para a nossa conferência sem a necessidade de trazer de outros lugares, pois confiamos que temos um quadro capacitado em nossa cidade".
Davison assinala a importância do debate quanto ao financiamento educacional e a valorização do ensino público em todo o país. "Os municípios possuem grandes dificuldades com a queda nos repasses federais, mesmo assim conseguimos cumprir nossas obrigações, principalmente pelo compromisso que o nosso prefeito possui com a educação", finalizou o secretário.
O prefeito Jairo Madeira iniciou agradecendo a câmara de vereadores pelo compromisso com o município e com a educação. "Quero parabenizar os nossos vereadores pela aprovação em regime extraordinário [sem ônus ao município] da modernização da Lei do Conselho Municipal de Educação". Jairo Madeira agradeceu a todos os trabalhadores da educação pelos avanços conquistados [vigias, professores, merendeiras, etc...]. "Apesar das dificuldades do ano de 2017 [um dos piores momentos financeiros do município] estamos com os nossos compromissos em dia", concluiu.
Após a palestra magna que abordou a Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE), ministrado pela professora Cristina Costa (coordenadora pedagógica da SEMED), tiveram início as plenárias temáticas mediadas pelos (as) professores (as) Odineia Conceição, Maria Alcioneide, Euma Calixto, Maria Lucinalva, Maria Natividade, Cicero Nunes, Luzia Sousa e Karla Janis Nascimento.
Ao final da plenária, foram apresentadas proposições para alterações do PME - Plano Municipal de Educação, além da escolha de delegados que representarão o município na Conferência Intermunicipal de Educação que será realizada em Imperatriz.