Prefeito Jairo Madeira durante Conferência

A Prefeitura de João Lisboa realizou a Conferência Municipal de Educação com o tema: Um novo olhar sobre a Educação Municipal. O evento teve inicio na noite de quinta-feira, 11, e estendeu-se durante todo o dia seguinte, sexta-feira, com a participação de mais de 400 pessoas inscritas na Conferência. 
Na abertura o prefeito Jairo Madeira se fez presente, juntamente com vereadores e secretários municipais que discorreram sobre a importância da Conferência para o município de João Lisboa.
Na Conferência foi apresentado o Plano Municipal de Educação (PME) que é um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos.
Após ser apresentado a toda a comunidade joãolisboense o Plano foi apreciado por dez grupos de debates onde todos puderam acrescentar sugestões, fazendo assim valer a participação popular. 
O PME é um planejamento da educação de cada município que deve ser realizado com participação do governo e da sociedade civil, além das metas para as séries iniciais e para o ensino fundamental o Plano ainda visa estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município.
Para Jairo Madeira o Plano Municipal de Educação vai de encontro com os interesses da população e anseios de todos os alunos. “O Plano foi construído no dia a dia, com a presença de quem faz a Educação em João Lisboa, a participação dos pais e alunos foi de fundamental importância”, disse Jairo Madeira.
“Temos muitas conquistas na Educação e com este Plano teremos muito mais, colocamos muitas metas e pretendemos alcançar cada uma delas. Estamos num momento histórico para nossa cidade. Mas só atingiremos as metas se o Governo Federal continuar investindo na Educação”, afirmou Davison Sormanni.
A coordenadora Pedagógica Ana Cristina disse que João Lisboa tem se destacado no Estado do Maranhão pelos inúmeros projetos que tem realizado através da Secretaria Municipal de Educação. 
Agora que o Plano foi aprovado na Conferência ele será encaminhado à Câmara Municipal onde os vereadores farão apreciação e em seguida criarão uma Lei Municipal com base no documento.