Santa Inês - Cerca de 470 pessoas, entre prefeitos, secretários de educação, vereadores, gestores escolares, trabalhadores em educação, estudantes, representantes de movimentos sociais e demais segmentos da sociedade civil organizada dos 11 municípios integrantes da Unidade Regional de Educação de Santa Inês, participaram, nessa quinta-feira (9), no auditório do IFMA (BR-316), da abertura da 19ª rodada das Conferências Intermunicipais de Educação.
A Conferência é organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEE). O evento integra um conjunto de 28 conferências, que ocorrerão até o mês de junho, envolvendo os 217 municípios maranhenses.
O foco principal das atividades é garantir o debate, com vistas à elaboração de políticas educacionais que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Maranhão, culminando nas propostas norteadoras à construção do Plano Estadual de Educação, que será proposto durante a Conferência Maranhense de Educação (COMAE), a ser realizada no mês de agosto.
A mesa de abertura do evento foi presidida pelo secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, e contou com a presença dos prefeitos de Santa Inês, Ribamar Alves; de Tufilândia, Raimundo Neto; e de Pindaré, Walber Furtado.
O secretário de Educação, Pedro Fernandes, ressaltou a importância da participação coletiva para elevação dos indicadores educacionais do estado. “A educação não é apenas um dever do Estado, mas um compromisso de todos que vivem e almejam um estado melhor e mais justo”, destacou.
Para o secretário, as discussões realizadas nos sete eixos componentes da Conferência são de fundamental relevância para a Seduc, por estarem diretamente ligados aos quatro grandes objetivos norteadores da educação no estado. “É por meio dessas discussões que poderemos implementar ações para a melhoria do nível de aprendizado no Maranhão; a universalização do ensino médio; a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estado e municípios, e o combate ao analfabetismo”, enumerou.
Na sequência do evento, que vai até a tarde desta sexta-feira (10), foi realizada a conferência principal com a temática: “Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, ministrada pelo Prof. Dr. em Educação, e professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Severino Villar Albuquerque.