São Luís - A Fundação Universidade de Brasília (FUB), por intermédio do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), instituição responsável pela realização do 4º Concurso para Defensor Público de 1ª classe do Estado do Maranhão, divulgou o número de candidatos inscritos.
De acordo com o Cespe/UNB, foram realizadas 4.160 inscrições. Do total, 1.088 já efetuaram o pagamento, que pode ser feito até o dia 14 de novembro.
Vagas oferecidas
De acordo com a subdefensora geral do Estado e presidente da comissão do concurso, Mariana Albano de Almeida, as provas, objetiva e subjetiva, estão marcadas para o dia 11 de dezembro. Todas as etapas do concurso, inclusive a análise dos títulos, estarão finalizadas no início de abril de 2012.
“Temos pressa na finalização do concurso. A intenção é inaugurar novos núcleos da DPE no interior do estado ainda no primeiro semestre de 2012. Alguns núcleos, a exemplo do de Imperatriz, serão reforçados com mais defensores, já que o número de profissionais é insuficiente para atender toda a demanda da cidade”, explicou.
Mariana Albano esclareceu que inicialmente foram oferecidas 4 vagas para provimento imediato, sendo que o restante dos aprovados iria compor cadastro de reserva. “Ocorre que em razão de aposentadoria de alguns membros e da saída de outros, esse número dobrou para 8 vagas. Além disso, a governadora Roseana Sarney encaminhou projeto de lei para criação de 25 novos cargos de defensor.
Confiamos na aprovação do projeto pela Assembleia. Desse modo, será possível a nomeação, em 2012, de mais 33 defensores públicos. Com a nomeação desses profissionais, quem ganha é a população”, afirmou.
Cespe/UNB
A subdefensora geral explicou, ainda, que a contratação do Cespe/UNB obedeceu aos critérios de melhor técnica e preço. “A escolha de uma instituição de reconhecida competência acadêmica garante a lisura do seletivo, já que o Cespe se responsabiliza por toda a execução do concurso, desde a formulação do edital de convocação até a aplicação das provas”, finalizou. (Socorro Boaes)
Comentários