Estreito - Como parte dos preparativos para as semanas nacionais de Conciliação e da Execução Trabalhista, que ocorrem simultaneamente de 28 de novembro a 02 de dezembro, a Vara do Trabalho de Estreito, no sul do Maranhão, reuniu, nessa quinta-feira (27), advogados da região para um café da manhã. A iniciativa visa estimular os advogados a participarem das semanas.
O café da manhã foi na sala de audiência da VT de Estreito (Rua São Sebastião, s/n). O evento é uma iniciativa do juiz titular da vara, Leonardo Henrique Ferreira, e dos servidores.
“Um dos maiores entraves à conciliação é a resistência das partes, causada por uma postura de defesa natural de quem vem ou é trazido à Justiça”, explica o juiz. Segundo ele, a Vara do Trabalho tem buscado criar um ambiente propício ao desarme dos seus clientes a fim de que se possa atingir o fim último do processo que é a solução do conflito. “Não somente o de cunho processual, mas também o de natureza sociológico, que via de regra só se atinge com a conciliação”, acrescenta.
O magistrado disse que, focado nesse objetivo, a VT decidiu convidar os advogados atuantes na região para um café da manhã. Além do próprio congraçamento, o encontro é uma oportunidade para falar sobre as semanas de Conciliação e da Execução Trabalhista, e, por meio do diálogo, “fazer com que os advogados se tornem multiplicadores dessa postura junto aos seus constituintes”, ressaltou o juiz.
Iniciativas – Durante a Semana da Conciliação do ano passado, a VT de Estreito disponibilizou lanches aos jurisdicionados que, enquanto aguardavam para as audiências, assistiam a vídeos e programas da TV Justiça e ouviam músicas, no saguão da VT.
A 6ª Semana de Conciliação (2011) é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a primeira edição da Semana da Execução Trabalhista, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Os dois eventos ocorrerão nas 21 varas trabalhistas do Maranhão.