Raimundo Primeiro

Foram protocolados, na Agência Meio Norte da Caixa Econômica Federal (CEF), localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, em Imperatriz, os projetos que contemplam cem famílias dos povoados Santa Luzia, Tanque I e Tanque II, do município de Buritirana, referentes ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), coordenados pelo assessor Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil.
O Programa Nacional de Habitação Rural integra o Programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal, destinado às famílias de agricultores de todo o Brasil, que tenham renda familiar bruta anual de até R$ 60 mil.
De acordo com informações, o PNRH oferece subsídios para pessoa física, trabalhador rural ou agricultor familiar, com renda familiar bruta anual de até R$ 1.500,00, que estejam estabelecidos de forma coletiva, por uma entidade organizadora.
O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) - Grupo I - usa recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para financiar a aquisição de material para a construção ou conclusão, reforma e/ou ampliação de unidade habitacional em área rural.
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Saramandaia, Estevão Moreira dos Santos, informou que foram entregues ao gerente da CEF Meio Norte, em Imperatriz, Neoci Cavalli, protocolos referentes a cem unidades habitacionais, ação que há anos era esperada ser consolidada pelos moradores das localidades beneficiadas, mas que só agora, por meio da participação direta e efetiva do articulador político Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil, tornou-se uma "grande realidade".
Participaram do ato, o vice-prefeito de Buritirana, Jerry Alves; Estevão Moreira, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Saramandaia; e o assessor Chico Brasil, que, durante o processo de elaboração dos projetos entregues à CEF, empenhou-se prontamente, colocando-se à disposição dos produtores e dos técnicos, a fim de que o trabalho fosse concluído dentro do prazo determinado, correspondendo às expectativas das cem famílias contempladas.
O prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão, destacou a importância das casas para as famílias, visto que uma das prioridades de sua gestão é trabalhar no sentido de promover a qualidade de vida da população do município que administra, principalmente por tê-lo encontrado em completo estado de abandono. "Estamos em ação, sempre buscando programas sociais e outros projetos que possam desenvolver o nosso município", conclui.