Raimundo Primeiro
Na sexta-feira (18), às 19h, na Escola Municipal Domingos Moraes, aconteceu reunião de mobilização social e eleição dos gestores que vão gerir a Praça dos Esportes e da Cultura do Residencial Dom Affonso Felippe Gregory, no Recanto Universitário.
Trata-se de uma ação do Projeto CEU (Centro de Arte e Esporte Unificado), desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em convênio com prefeituras municipais.
O trabalho de mobilização e eleição dos gestores que vão gerir o CEU do Residencial Dom Affonso Felippe Gregory foi realizado pela Ativa Indústria, Comércio e Serviços.
Durante a mobilização, com significativa participação popular, o público presente foi informado que a gestão do CEU será compartilhada entre a Prefeitura de Imperatriz e a comunidade, através da formação de um Grupo Gestor, cujos membros já foram eleitos, responsável pela criação de um Plano de Gestão, além de autorizar o uso e programação dos equipamentos.
Moradores dos bairros Recanto Universitário, Vila Fiquene, Cacauzinho e Bom Jesus, entre outros, participaram do encontro que explicou o que é e como vai funcionar o CEU do Residencial Dom Affonso Felippe Gregory.
Os CEUs já existem em algumas cidades e integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
A mobilização aconteceu por meio da parceria firmada entre os governos federal e municipal, via SINFRA (Secretaria de Infraestrutura).
A estrutura do CEU do Residencial Dom Affonso Felippe Gregory consta de biblioteca climatizada, cineteatro, laboratório multimídia, sala de oficinas, espaço multiuso, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), pista de skate, quadra de eventos coberta, playground, além de pista de caminhada.
Comentários