Domingos Cezar
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM) realiza nesta quinta-feira (26) sua 36ª reunião ordinária, para tratar de assuntos inerentes às questões ambientais do município de Imperatriz. O evento tem início previsto para as 15h e deverá contar com a efetiva participação de representantes das 24 entidades que compõem o Conselho.
A informação foi prestada pela bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, presidente do COMMAM, esclarecendo que o encontro acontecerá na sala de reunião da entidade, situada na Rua Simplício Moreira, 1478, 2º Piso, no centro da cidade. A presidente conclama a presença de todos os conselheiros, em face a importância dos assuntos que pautam a reunião.
Inicialmente, Ivanice Cândido vai informar aos conselheiros sobre a recente audiência que o COMMAM, por intermédio da presidente e do relações públicas, ambientalista Domingos Cezar Ribeiro, teve com o secretário de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Marcelo Coelho, quando trataram da questão da compensação ambiental da Suzano Papel e Celulose, cujo recurso foi desviado, segundo a SEMA, para o Parque Estadual de Mirador.
Por ocasião da audiência, no gabinete do secretário na SEMA, em São Luís, os dois conselheiros entregaram ao secretário toda a documentação com as informações necessárias para que o novo titular da pasta, caso haja interesse, resgate para Imperatriz o recurso na ordem de R$ 10,2 milhões, que pertence de fato e de direito ao município de Imperatriz, impactado ambientalmente com a fábrica da Suzano Papel e Celulose.
Outro tema a ser debatido, de acordo com informação da presidente Ivanice Cândido, é a necessidade, bem como a importância de um estudo sobre os riachos e nascentes de águas no município de Imperatriz e adjacências. Isso porque riachos como o Bacuri e Cacau nascem em municípios vizinhos, mas são de grande influência, uma vez que cortam a cidade, motivo ainda maior para preservá-los.
Outro tema a ser debatido é a definição da data para realização do III Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, que este ano traz como tema Cidade Sustentável. A presidente acredita que, a exemplo das edições anteriores, o Fórum reunirá dezenas de pessoas de Imperatriz e de municípios vizinhos. Por último, os conselheiros debaterão sobre a organização da III Blitz Educativa no Rio Tocantins.
Comentários