A Comissão Permanente em Defesa dos Produtores Rurais de Amarante esteve em Brasília e foi recebida em audiência pelo presidente do Senado, José Sarney, e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitando apoio no sentido de que seja suspenso o processo de ampliação da Reserva Indígena Governador, naquele município.
Durante o encontro, que foi viabilizado pelo deputado federal Francisco Escórcio, os membros da comissão apresentaram um documento comprovando os prejuízos que a população do município sofrerá caso seja mantido o projeto de ampliação da reserva, dos atuais 41.643 ha para mais de 204.729 ha. “Se for mantida esta demarcação, inviabilizará o nosso município”, disse ontem à tarde Rui Aguilar Sobrinho.
Durante a audiência com o presidente do Senado, José Sarney, os parlamentares e produtores rurais que integram a Comissão apresentaram documentos em que comprovam que o município de Amarante tem 54% de sua área destinada a reserva indígena e, se aumentar, passaria a contar com 76% para a reserva indígena.
“Mostramos ao presidente do Senado, José Sarney, os números que atestam os absurdos e prejuízos que todo o município terá, pois serão atingidas 20 mil pessoas, sem contar os assentamentos, que são em número de 11 com mais de 700 famílias, 75 comunidades e povoados, 3 mil propriedades rurais, 1500 pequenos e médios produtores, um mundo de pessoas que serão atingidas”, disse.
De acordo com Rui Aguilar, o senador mostrou preocupação e afirmou que dará total apoio no sentido de que isso seja sustado. “O presidente Sarney ligou para o ministro da Justiça pedindo que fôssemos recebidos e, trinta minutos depois, estávamos mostrando os documentos ao ministro José Eduardo Cardozo. O ministro pediu o ofício e estamos enviando para que possamos nos reunir com ele e a presidência da Funai. Acho que estamos conseguindo avançar para barrar este absurdo”.
Rui Aguilar fez questão de destacar o apoio dado pelo deputado Francisco Escórcio, ministro Edison Lobão e ainda o deputado estadual Hélio Soares, além de todos os integrantes da Comissão:
Alexandre Jales, Miguel Resende, Emanoel Geraldo, Mauro Sérgio, que é o presidente; Sebastião Sucupira (vice-prefeito), Luis Antonio Cury (advogado) e Janio Dualibe (advogado).
Rebanho - O rebanho bovino do município é de 190 mil reses, sendo o segundo maior do estado. Amarante já é o município com a maior reserva indígena do Maranhão e, se for mantida a ampliação, passaria a ficar dividido em três áreas separadas por aldeia indígena, distante mais de 100 kms entre as partes, com ligação entre si e passando pela reserva indígena.
Comentários