Secretárias Luiza Oliveira e Catharina Bacelar com equipe técnica da Comissão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

São Luís - Foi realizada, na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), a primeira reunião de trabalho da Comissão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Maranhão. A comissão, que recebeu parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), é fruto da relação entre diversos órgãos, e tem como objetivo articular uma rede de combate ao tráfico de seres humanos em todo o estado.
A Comissão Intersetorial, de caráter temporário, é um estágio que antecede a articulação do Núcleo Permanente de Combate ao Tráfico de Pessoas, que necessita da criação de um projeto de lei e, posteriormente, funcionará na sede da Sedihc. Enquanto isso não ocorre, a Comissão receberá as demandas da matéria e encaminhará para os órgãos responsáveis, bem como articulará, em sua rede, colaborações das secretarias em questão.
Participaram da primeira reunião, a secretária de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira; a secretária de Estado de Mulher, Catharina Bacelar; além de demais representações das organizações que foram a Comissão. Na reunião, foram discutidas as possíveis articulações e como cada secretaria pode contribuir na luta contra o tráfico de pessoas.
De acordo com a secretária de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, o trabalho integrado entre as secretarias e órgãos fortalece as ações de combate a esses crimes. “Com o núcleo, estaremos integrados com as polícias Federal e Rodoviária Federal e com o sistema de inteligência da Segurança Pública. Seremos um conjunto de forças articuladas em prol do combate a esse crime”, explicou.
No sentido de fortalecer os laços institucionais, foi marcada a próxima reunião para o dia 2 de abril. O Governo do Maranhão disponibiliza telefones para receber denúncias, de violência contra mulher e tráfico de pessoas, entre outros crimes.

Ouvidoria da Mulher: (98)3235-3415
Ouvidoria da Sedihc: (98) 3198-5006
Disque Denúncia: Capital (98) 3235-5800 / Interior: 0300 3135800
Defensoria Pública do Estado: (98) 3221-6110/3231-0958