O comercial que encantou os maranhenses no período junino também arrebatou o júri do Prêmio Colunistas Propaganda Norte Nordeste 2012. “O São João mais esperado dos últimos 400 anos”, aquele em que o santo junino deixou o céu e seus anjos para ver os festejos em São Luís, recebeu medalha de ouro na categoria Edição de Filmes e de bronze na categoria Cultura e Educação.
Produzido sob a coordenação da Secretaria do Estado de Comunicação Social (Secom), o comercial tem direção de criação e redação assinadas por Zoca Moraes; e direção de arte de Luiz Henrique Coutinho. O comercial vencedor ainda pode ser conferido na internet ( www.youtube.com/watch?v=16irUkviopA).
“Esse prêmio comprova a riqueza que nós temos, pois usamos apenas elementos característicos do estado, como o bumba meu boi e o tambor de crioula, em toda a sua exuberância. A premiação também atesta o trabalho criativo e competente que vem sendo feito no Maranhão no setor da publicidade”, declarou o secretário de Comunicação, Sérgio Macêdo. No comercial, não há atores. São os próprios brincantes os responsáveis por mostrar a beleza e a variedade dos sotaques e danças do Maranhão.
O julgamento dos inscritos na premiação aconteceu nessa sexta-feira (3) e sábado (4), em Salvador (BA). Participam desta edição do Prêmio, 67 agências de oito estados com 984 trabalhos. O júri, presidido por Nelson Varón Cadena, reuniu profissionais reconhecidos. Na lista, Fabio Seidl (Ogilvy), Karan Novas (Propmark), Leo Ehrlich (Wunderman Dubai - Júri Digital), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Toninho Lima (Artplan).
O Prêmio Colunistas é a mais tradicional premiação de propaganda do Brasil, instituído em 1967 por Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira, jornalistas que, então, escreviam colunas sobre propaganda e marketing nos jornais paulistanos. No princípio, a premiação era restrita a São Paulo, mas, a partir de 1975 o prêmio foi regionalizado com a criação da regional Bahia, que na década seguinte seria ampliada para a regional Norte e Nordeste. Atualmente, o prêmio abrange os 27 estados com sete premiações regionais.
Publicado em Regional na Edição Nº 14472
Comentários