O trem de passageiros saindo da cidade de Estreito, passando por Imperatriz, Açailândia e chegando a São Luís, é o que está pretendendo o consórcio dos municípios da área da ferrovia Carajás. O anúncio foi feito pela presidente do consórcio, a prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, durante o congresso Municípios em Foco, promovido pela Famem em Imperatriz. No encontro, Cristiane informou aos parlamentares que a entidade havia apresentado o projeto de implantação deste serviço à Vale, que pediu tempo para avaliar.
“Quero pedir aos deputados apoio no sentido de que a Vale atenda nossa reivindicação, que é a de implantar a linha de trem de passageiros ligando toda esta região a São Luís três vezes por semana. O pedido e as justificativas já foram entregues à empresa, que está analisando”, disse.
De acordo com a dirigente, o trem de passageiros será importante para esta região, pois ofertará transporte de qualidade com preço acessível. “Não resta a menor dúvida de que o serviço é viável e importante para todos estes municípios cortados pela ferrovia Norte-Sul”.
No encontro foi apresentada ainda proposta para que seja construída uma estação ferroviária em Imperatriz. A proposição foi do senador Roberto Rocha, que se comprometeu ainda a apoiar em Brasília o projeto do consórcio dos municípios da ferrovia Carajás.
Cristiane Damião espera para o final deste mês uma posição da Vale quanto à solicitação da implantação do trem de passageiros.
Hoje o trem de passageiros liga Marabá a São Luís e vice-versa e desta região quem pretende viajar em suas duas categorias de passageiros tem que se deslocar até Açailândia. Há alguns anos, a empresa colocou trem entre Imperatriz e Açailândia e depois, alegando custos muito altos, preferiu fazer o transporte em ônibus saindo de Imperatriz até Açailândia, que quase sempre ficavam em lugares de acomodação ruins por chegarem sempre em cima da hora para ocuparem os vagões, sempre lotados.