São Luís - Começou nessa semana a montagem dos estandes para a 21ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), que será realizada em São Luís, de 9 a 13 de maio. São 130 estandes na área comercial e 70 na institucional que serão instalados no Centro de Produção e Comercialização Artesanal do Maranhão (Ceprama), além do setor onde ficarão juntos aos nove estandes da região Nordeste do Brasil.
A realização do encontro no Maranhão integra o calendário de atividades em comemoração ao aniversário de 400 anos de São Luís. A finalidade é promover o intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos do Nordeste e demais regiões do Brasil nos mercados nacional e internacional.
A área comercial é a que contará com o maior espaço. Serão mais de 700 metros quadrados, que abrigarão os segmentos da hotelaria e do turismo receptivo. Os fornecedores (supliers) receberão no local a visita dos operadores internacionais e internacionais (buyers), durante todo o evento.
Na parte institucional, mais de 500 metros quadrados, é dedicada às companhias aéreas, órgãos públicos em geral, empresas de assistência a viagem, locadoras de automóveis e outros segmentos do trade, estarão presentes estados de fora da região Nordeste, entre os quais Espírito Santo, Amazonas, Pará, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
O setor governamental também vai estar presente. Os nove estados do Nordeste devem expor o que há de melhor em cada canto de sua região. O destaque será o estande da Secretaria de Estado Turismo (Setur), que ocupará dois dos dez estandes, o maior espaço do setor.
De acordo com o secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Jura Filho, o evento está sendo cuidadosamente pensado. “Estamos trabalhando para que a BNTM seja um sucesso de público, estrutura e serviço. Tenho certeza que vamos fazer bons negócios além de encantar a todos com nossas belezas naturais, arquitetônicas e culturais”, declarou.
Para a edição deste ano, são esperados 300 operadores internacionais e mais 450 fornecedores do mercado nacional. A 21ª BNTM realizada em parceria com a CTI/NE conta com os apoios e patrocínios do Ministério do Turismo/Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e companhias aéreas TAP e TAM. (Keith Almeida)