A XI Romaria da Terra e das Águas do Maranhão terá início hoje à tarde, a partir das 14 horas, no Distrito Industrial do Piquiá. O evento acontecerá durante toda a tarde e prosseguindo pela noite e madrugada do domingo (11), numa vasta programação marcada para acolher os romeiros.
O bispo Dom Gilberto abriu a coletiva de imprensa frisando o significado da Romaria e a importância para a cidade de Açailândia em ser escolhida como local emblemático para a denúncia de um modelo de desenvolvimento voltado para o lucro e que não se preocupa de um crescimento harmônico da qualidade de vida das pessoas e do respeito para com o meio ambiente. O padre Dario Bossi (missionário comboniano e pároco da paróquia São João Batista) destacou os trabalhos que estão sendo realizados para que a romaria possa acontecer da melhor forma.
O padre Eliezer (pároco da Paróquia São Sebastião) falou do compromisso e da expectativa dos moradores da Vila Ildemar quanto à participação na Romaria.
O vice-prefeito de Açailândia, Antônio Erismar, ressaltou o comprometimento da prefeitura em oferecer toda a infraestrutura aos romeiros, que irão chegar de todas as cidades e comunidades do Maranhão.

As condições que “elegeram” Açailândia anfitriã da romaria

De acordo com o site oficial da XI Romaria da Terra e das Águas no Maranhão, as possibilidades de trabalho e a presença do dinheiro fazem de Açailândia uma cidade atrativa que cresce a cada dia. Esse progresso, porém, não é acompanhado por um planejamento das ações de desenvolvimento urbano, gerando assim um crescimento desordenado e caótico e grandes faixas de pobreza e favelas na periferia da cidade.
Por esses motivos, Açailândia foi apontada como contexto paradigmático da “outra face do desenvolvimento” e Piquiá, seu distrito industrial, foi escolhido como sede de uma Romaria da Terra e das Águas, particularmente focada nas contradições geradas pela cadeia de mineração e siderurgia.

Programação da Romaria

Dia 10 e 11 de setembro

• A partir das 14h - Acolhida no Piquiá
• 21h - Acolhida ‘animada’ recebendo os grupos
• 21h - Mística de acolhida das dioceses e comunidades
• 21h30 - Celebração eucarística
• 23h30 às 5h30 - Apresentações de cada diocese
• 6h - Caminhada (3 km)
• 7h30 - Mística de encerramento