Hemerson Pinto

As inscrições para o processo seletivo para a Polícia Militar do Maranhão estão abertas há quase duas semanas e devem ser feitas  no Comando Geral da PM-MA, em São Luís. São oferecidas 500 vagas de oficiais e praças da reserva remunerada da Polícia Militar para trabalhar em atividades-meio da corporação. O prazo final é dia 27 de fevereiro.
O militar interessado em participar do seletivo deve procurar a Diretoria de Pessoal, por meio da Ajudância Geral, localizada no Comando Geral da PM, no Calhau, das 7h30 às 17h30. Para os policiais selecionados para atuarem na realização de tarefas por prazo certo será incorporado um adicional de 50% ao valor dos proventos.
Deve se apresentado um requerimento assinado pelo Chefe da Seção de Inativos (DP/4), com os documentos solicitados no edital do respectivo processo. Das 500 vagas disponíveis, noventa são destinadas para o cargo de oficial e 410 para praça.
Interior - Os candidatos do interior do Estado deverão enviar seus requerimentos via e-mail (protocolodp@gmail.com), no formato PDF, para a Diretoria de Pessoal.
Seleção - A seleção será feita em duas etapas: análise de documentação e avaliação de saúde física. O exame médico, referente à segunda etapa do seletivo, será de caráter eliminatório e a indicação para o preenchimento das vagas é de competência da Diretoria Pessoal da PM-MA atendendo à conveniência e ao interesse da administração pública, de acordo com as vagas disponibilizadas, por postos e graduações especificadas no edital.
A relação dos candidatos aptos e selecionados será divulgada pela Diretoria de Pessoal até o dia 05 de março. Com base na Lei Estadual nº 6.839/1996, fica determinado que os policiais militares indicados para realização de tarefa por prazo certo no período de 18 meses, podendo ser renovado apenas uma vez por igual período.
As vagas serão distribuídas exclusivamente na região metropolitana de São Luís, mesmo que o candidato seja do interior do Estado. São cinco vagas para major, 37 para capitão, 48 para tenente, 50 para subtenente, 200 para sargento e 160 para cabo. (Com informações: Secom)