Com o propósito de somar esforços para conter a criminalidade no estado, o Comando Geral da Polícia Militar instituiu o Comando de Segurança Comunitária (CSC). Sob o comando do tenente coronel Silva Filho, o CSC coordenará as Unidades de Segurança Comunitária (USC) e o projeto Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência (Proeed).

O Comando de Segurança Comunitária funcionará na antiga casa dos comandantes da Polícia Militar, localizada no bairro Olho d’ Água, que passou por uma reforma de adequação. O CSC atuará diretamente no policiamento comunitário, visando estabelecer políticas de segurança a partir do entrosamento com a sociedade, compreendendo assim, as necessidades de cada localidade.
Como parte das ações, o CSC viabilizará uma viatura da Ronda Escolar para cada área de abrangência dos batalhões da Polícia Militar na capital. As novas guarnições serão compostas por policiais treinados para mediar conflitos entre jovens no ambiente escolar. De acordo com o comandante, o patrulhamento será realizado diariamente, reforçando o trabalho ostensivo das viaturas de área. 
O policiamento da CSC, por meio da Secretaria Adjunta de Articulação e Desenvolvimento Institucional (SADAI) contará, ainda, com seis bases móveis, sendo cinco destinadas para a capital e uma para Imperatriz. A estrutura é montada em uma Van, proporcionando maior mobilidade de deslocamento. Desta forma, as bases, prestarão atendimento imediato à população, em diversas localidades.
Para o comandante Silva Filho, a criação do CSC irá aperfeiçoar o desempenho da Polícia Militar. “Com o apoio das novas tropas especiais e com a presença da polícia nas ruas, a comunidade terá mais segurança”, disse.
Além da Unidade de Segurança Comunitária (USC) no polo Divineia, mais duas serão instaladas em São Luís, até o final do ano. Em agosto, está prevista a inauguração da USC do Coroadinho e em dezembro a entrega da unidade da Cidade Olímpica.  Já existe um projeto de criação de novas USCs para o interior do estado.                       
Programa - O CSC, em parceria com o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC) e Vale, estenderá o Programa Educacional de Resistência às Drogras e à Violência (Proerd) a 21 municípios localizados na área de influência da ferrovia.
Como reforço, serão disponibilizadas quatro caminhonetes 4x4 para o deslocamento dos instrutores do programa e patrulhamento realizado pela Ronda Escolar, na região. Foram adquiridos, ainda, 75 mil kits Proerd, contendo livro, camisa, boné e certificado, que serão entregues aos participantes do projeto.