Equipe do Colégio Militar selecionada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

São Luís - Os alunos do Colégio Militar Tiradentes, escola da rede estadual de ensino, estão classificados para participar da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e da 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
“O resultado reflete o processo de ensino de qualidade que levou a escola a ficar em excelente colocação no ranking do recente Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), entre os colégios maranhenses”, observou o diretor adjunto major Pedro Augusto Lima Brandão.
Entre as equipes representantes de 300 escolas de todo o Brasil que participaram da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, o Colégio Militar Tiradentes foi classificado entre as 32 melhores nas cinco etapas on line da competição, que é organizada pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp).
Os 12 alunos que integram as quatro equipes classificadas da escola militar embarcam para Campinas (SP), sem ônus, para participar da etapa presencial, nos dias 16 e 17 de outubro, por terem obtido a melhor pontuação no estado. Os alunos serão acompanhados pela coordenadora do projeto, Gyordanna Patrícia Silva, e a orientadora Leide Ana Caldas.
Gyordanna Patrícia credita a excelente colocação ao apoio da direção da escola, que disponibilizou laboratório de informática e material didático, bem como o envolvimento dos pais e alunos no processo de viabilização da classificação em todas as etapas.

Astronáutica - Outro grupo de estudantes do Colégio Militar Tiradentes, formado por três estudantes do segundo ano do ensino médio, foi classificado para participar da 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que acontecerá no município de Passa Quatro, em Minas Gerais.
O coordenador da equipe, Fábio Henrique Ribeiro Quim, informou que a escola foi classificada em maio. Da programação consta a jornada de foguetes. Nesta competição o Tiradentes se classificou entre as 32 melhores equipes do país, do total de nove mil escolas que participaram da competição de lançamento de foguetes.
Fábio Ribeiro disse que a participação na competição estimula o estudo e a pesquisa da Física Moderna, por meio de atitudes lúdicas e corporativas. Segundo ele, os alunos também participam na escola de palestras e oficinas ministradas por técnicos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). (J.França)