Colaboradores da Caema participaram do 22º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade, promovido pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), no Hotel Vila Galé, em Salvador-BA.
Durante o encontro foram abordados, dentre outros assuntos, a revisão da Portaria 2914/2011 que rege o controle de qualidade da água. Na oportunidade foi discutido, também, o problema sobre o controle de segurança da água, sistema que deverá ser implantado em todas as companhias de saneamento ambiental do Brasil.
Além da discussão dos assuntos em questão, o evento serviu para a integração e troca de informações entre os empregados das Companhias de Saneamento, especialmente sobre as inovações tecnológicas do setor.
“Os avanços tecnológicos estão acontecendo cada vez mais rapidamente e a Caema precisa acompanhar essa evolução para se enquadrar nas grandes empresas de saneamento básico do país”, comentou a química Lenimar Veiga Gomes, coordenadora de Monitoramento e Controle de Qualidade da Água.
Para a química Maria de Nazaré dos Santos Silva, o encontro visou também a conscientização das empresas quanto à necessidade do cumprimento das normas estabelecidas na Portaria 17.025, que define as diretrizes para implantar e manter um sistema de gestão de qualidade adequado e eficaz para laboratórios de ensaios e calibrações. “O Ministério da Saúde irá cobrar das empresas de saneamento a adequação e instalando de novos equipamentos necessários às análises mais sofisticadas exigidas pela portaria”, comentou, acrescentando que, a partir daquele momento os colaboradores poderão colocar em prática a atualização das normas regulamentadas na Portaria 2914/2011, que rege todos os procedimentos sobre o controle de qualidade da água.
Os encontros são realizados a cada seis meses em um estado diferente. A química Lenimar Veiga Gomes destaca a importância da realização frequente desses encontros. “Os encontros se caracterizam em excelente oportunidade para a reciclagem dos colaboradores envolvidos com o controle de qualidade da água, porque as inovações tecnológicas se expandem a uma velocidade grande e precisamos nos atualizar para poder acompanhar essas mudanças. Então, quanto mais encontros realizados durante o ano, melhor para adquirirmos mais conhecimentos”, destacou. (Vanda Vidigal)
Publicado em Regional na Edição Nº 14376
Comentários