As vendas do varejo brasileiro cresceram neste Natal 2,33% sobre o mesmo período de 2010, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizado nessa segunda-feira (26/12) com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Apesar de positivo e comparado a uma base bastante elevada - alta de 9,48% registrada no ano passado em relação a 2009 -, o crescimento ficou bem abaixo do esperado pela CNDL, que estimava aumento nas vendas de cerca de 8% em 2011.
“O nível de endividamento do brasileiro, bastante alto, e o aumento da inadimplência, que tem se acumulado ao longo do ano, acabaram se refletindo no varejo”, explica o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior. Segundo ele, o 13º salário foi utilizado em grande medida para o pagamento de dívidas e não para as compras de Natal.
Outro ponto levantado como negativo e corresponsável pela desaceleração no comércio foi o processo inflacionário registrado ao longo deste ano, que corroeu a renda do consumidor, avalia Pellizzaro.
Para o presidente da CNDL, o cenário internacional é outro fator que influenciou o movimento no varejo neste Natal. “O consumidor tem estado cauteloso em virtude da situação internacional. A perspectiva de a crise gerar alteração no emprego pode ter levado as pessoas a gastarem menos.”
O número levantado pelo SPC Brasil considera as vendas efetuadas dos dias 1º a 24 de dezembro. (Assessoria de Comunicação)