São Luís - O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, participou, nessa terça-feira (25), da solenidade de posse do novo superintendente Federal de Agricultura no Maranhão (SFA-MA), Antônio Jesus dos Santos. A posse ocorreu no final da manhã, no auditório da SFA, localizado no Bairro Diamante, em São Luís.
Também participaram da posse do médico veterinário Antônio dos Santos, o ex-superintendente Fernando Machado; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Jadson Lago, o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho; o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro; o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão, Fernando Lima; além de funcionários da SFA; criadores; produtores; e empresários rurais.
Na ocasião, Cláudio Azevedo ressaltou a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O Mapa tem sido um parceiro fundamental nas ações que a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) vem desenvolvendo no estado para que alcancemos a classificação nacional de zona livre de febre aftosa no primeiro semestre de 2012”, afirmou o secretário.
Ele ressaltou que recentemente foi assinado um convênio com o Mapa no valor de R$ 6,5 milhões, que serão investidos na aquisição de veículos, equipamentos de informática e na reestruturação dos escritórios da Aged. “Na última auditoria realizada pelo Ministério, dos 28 itens analisados, o Maranhão conseguiu a melhor avaliação dentre os sete estados que foram auditados e este convênio vai proporcionar que a Aged seja cada vez mais eficiente”, avaliou.
Antes de assumir a Superintendência Federal, Antônio dos Santos exercia a função de Chefe do Serviço de Inspeção de Saúde Animal da SFA. “Essa parceria com o governo estadual é imprescindível para a agricultura e a pecuária do Maranhão. Sabemos do alto custo para que o estado avance no combate à aftosa e é por isso que nós repassamos os recursos para que a Aged continue esse trabalho”, afirmou Antônio dos Santos.
Vacinação
Cláudio Azevedo, também, informou que haverá mudanças no período de realização da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que nos anos anteriores foi realizada de 1º a 30 de novembro. “Este ano a campanha vai acontecer no período de 14 de novembro a 14 de dezembro porque haverá o sorteio de 300 propriedades onde será feita a sorologia dos animais para constatar que não há circulação viral da doença no estado”, explicou.
O Maranhão possui 7,2 milhões de bovinos e bubalinos - com predominância de gado de corte - e 110 mil propriedades cadastradas. Classificado como zona livre de aftosa, serão abertos novos mercados nacionais e internacionais para a pecuária maranhense. (Vitória Castro)
Comentários