Uma festa à altura para São João movimentou a noite dedicada ao santo, nessa segunda-feira (24), no Arraial da Lagoa. O animado espaço junino coordenado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), foi embalado por cinco manifestações folclóricas e pelo show da Banda Barrica, sob o comando dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. Turistas de diferentes cidades brasileiras e até do exterior prestigiaram o show de cores e ritmos da cultura maranhense.
No meio do terreiro, sobre o imenso tablado de apresentações, os donos da festa fizeram sua parte ao som das respectivas orquestras (bois Novilho Branco, Nina Rodrigues e Morros), zabumbas (Boi de Guimarães) ou matracas, no caso do Boi da Maioba, último a se apresentar. O Boi Novilho Branco, que reúne integrantes dos bairros Liberdade e Monte Castelo, se apresentou com indumentária nas cores azul e branca.
Segundo Fernanda Carvalho, que coordena a manifestação, ano passado usaram indumentárias na cor verde e, no próximo ano, a roupa será vermelha. “É uma emoção muito grande apresentar nosso trabalho aqui e nossa responsabilidade é grande, dada a importância deste arraial. Novilho Branco está agitado neste São João. São três apresentações por noite nos diversos terreiros”, disse Fernanda Carvalho.
Grupos de turistas, encantados com as atrações aproveitavam para registrar tudo. Eram cariocas, piauienses, paulistas e gaúchos. As amigas Cristina Costa e Laíse Martins integravam uma caravana formada por mais de 20 cariocas, que vieram ao Maranhão para fazer turismo e adoraram o passeio.
“Nós estamos adorando e temos um grupo numeroso. A festa junina daqui é linda. O maranhense está de parabéns”, afirmou Cristina Costa, logo após ser fotografada no estande de informações turísticas, devidamente paramentada com adereços folclóricos.
Os visitantes aplaudiram com intensidade a apresentação do Boi de Nina Rodrigues, que homenageia o cantador Humberto Barbosa Mendes, o cantador Humberto, do Boi de Maracanã. A apresentação sempre é iniciada com toadas do grupo folclórico homenageado, conforme explicou a presidente Concita Braga. “Não poderíamos deixar de homenagear essa personalidade em vida. Ele tem história e foi de suma importância para o Boi de Nina Rodrigues quando de sua formação”, contou Concita Braga, responsável pelo grupo.
O casal Pai Francisco e Mãe Catirina, do Boi de Nina Rodrigues, também foi bastante assediado. “Está sendo muito divertido e prazeroso dançar nos arraiais com esta roupa, que é muito elogiada pelo público”, declarou Pablo Fernando, o Pai Francisco.
O Boi de Guimarães também atraiu a atenção do grande público, com suas ricas indumentárias bordadas. O Boi da Maioba, com suas matracas e a tradição do bailado das índias tapuias, também arregimentou uma multidão. Já o Boi de Morros apresentou o espetáculo “Você é único na criação” e contou a história de Pai Francisco e Mãe Catirina, mas também fez citações de textos bíblicos.
“Nós adoramos nos apresentar aqui principalmente pelo espaço disponível para os brincantes e toda a estrutura em si, que é excelente. Morros está exultante, sendo aplaudido na capital e no interior do estado. É uma maratona exaustiva, mas extremamente prazerosa pelo reconhecimento do maranhense e dos turistas. Os integrantes já perderam as contas de quantas fotos tiraram”, disse Clarissa Lobato, coordenadora geral do grupo.
A festa para São João teve também a poesia das canções da Banda do Barrica, entoadas pelos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, que levaram uma mensagem de amor ao grande público. O repertório mesclou diferentes ritmos e os intérpretes dividiram o palco com bailarinos usando diferentes figurinos.
“Nós descobrimos que poderíamos também apresentar o nosso show sem o corpo de baile, neste formato de banda e deu certo. O público aprovou e o resultado foi positivo”, disse José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica.
Fotos a caráter
No quiosque de Informações Turísticas, os visitantes puderam registrar o momento com fotos e, melhor ainda, vestidos a caráter, com adereços das indumentárias dos grupos de bumba meu boi: chapéus adornados, coletes bordados, cocares de índios, entre outros. O registro ficava divertido também no painel plotado com imagens dos principais personagens da festa.
No dia dedicado ao santo junino mais famoso não poderiam faltar as comidas típicas. O público provou de tudo no cardápio oferecido nas barracas: torta de camarão, arroz de cuxá, vatapá, mingau de milho, cocada, entre outras delícias. A Barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS), desta vez sob a coordenação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), era uma das mais movimentadas da noite. No estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) novos testes de simulação de direção e bafômetro foram oferecidos. Também foram distribuídos panfletos educativos.
Na Central de Videomonitoramento, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) registrava, em tempo real, tudo o que acontecia nas imediações. “Nós monitoramos desde as imediações da Avenida Colares Moreira até a parte interna do arraial, e também do outro lado, no sentido Ponta d’Areia”, explicou o oficial de plantão no local. No Hospital de Campanha, uma equipe de médicos e enfermeiros também ficou de prontidão para possíveis eventualidades.
Comentários