População fiquenense recebendo benefícios da ação social

Ribamar Fiquene - Aconteceu na sexta-feira, dia 1º de junho, no Centro Paroquial Maria Pia (Galpão da Igreja), a quarta edição do programa social “Cidadania em Ação”, desenvolvida pela Prefeitura de Ribamar Fiquene, por meio das Secretarias de Gabinete, de Assistência Social, de Educação, de Saúde, de Agricultura, de Administração, de Finanças, de Cultura e Esporte e de Infraestrutura, com o objetivo de oferecer serviços gratuitos à comunidade da zona urbana e zona rural, aproximando a administração municipal da população de Ribamar Fiquene.
A ação contou com a colaboração de dezenas de voluntários das diversas áreas profissionais que atenderam à comunidade o dia inteiro, pela manhã a população da zona urbana e à tarde as comunidades da zona rural. O sucesso com a mobilização popular foi coordenado pelas equipes de trabalho dos secretários de Saúde, Joel Zenf; da Educação, Francisca Aragão; da Assistência Social, Edla Karla de Sousa; da Infraestrutura, Ricardo Mota; da Agricultura, Clésival Fonseca; da Cultura e Esporte, Raimundinho da Lobão; da Administração, Kely Pinto; e de Finanças, Alciony Ferreira, e os diretores e professores das escolas municipais.
Durante o evento, várias atividades artísticas foram apresentadas com o tema da campanha de combate à violência de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pelo Peti e escolas municipais Nice Lobão, Henrique de La Rocque, Cecília Meireles e Wanderly Ferraz. Foram oferecidos serviços de orientações de técnicos da Cemar sobre o cadastro da tarifa de energia para pessoas de baixa renda que gera economia de 65%, orientações sobre o cadastro da Bolsa Família, orientações dos agentes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil sobre financiamentos para a produção agrícola, além serviços de consultas médicas, escovação e aplicação de flúor com dentistas, aferição de pressão com enfermeiros, orientações com fisioterapeutas e massagistas, serviços de cartório de registro civil, advogados, assistentes sociais, professores com salas de leitura e biblioteca, distribuição de mudas de árvores frutíferas, jogos de dama, dominó, tênis de mesa e karaokê, corte de cabelo e manicure.
Segundo detalhou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Edla Karla de Sousa, mais de três mil pessoas foram atendidas nesta quarta edição da Cidadania em Ação em Ribamar Fiquene. “Essa é uma ferramenta importante, porque oportuniza o acesso a serviços, solucionando problemas de maneira confortável para os cidadãos e cidadãs fiquenenses”, disse a secretária.
O prefeito Dioni Alves destacou a ideia do projeto Cidadania em Ação como um atrativo que cada vez mais reúne novos parceiros. Agradeceu a presença do pastor Manoel Lima, da Igreja Assembleia de Deus, convidado que pregou para a multidão uma mensagem de fé e adoração a Deus. Dioni também fez uma referência à Câmara de Vereadores, que abraça o projeto com a proposta de oferecer qualidade de vida à comunidade. Agradeceu aos médicos, enfermeiros e dentistas do município, aos fisioterapeutas, à cartorária do cartório de registro civil, às universidades e ao Banco do Brasil, que estiveram no evento. “Foi grande a participação da comunidade fiquenense e a satisfação estava presente tanto para quem foi atendido como para quem prestou os atendimentos e pode participar da 4ª Cidadania em Ação em um dia muito especial”, disse o prefeito.