São Luís - O Plano de Urgência e Emergência de Saúde do Maranhão foi aprovado na tarde dessa terça-feira (19), no auditório do Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O documento cria mecanismos para a implantação da referência hospitalar em atendimento de urgências e emergências em todo o estado, de forma regionalizada.
Além dos secretários municipais de saúde, participaram do encontro o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite - representando o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad -; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda, e o secretário municipal de Saúde de São Luís, Santiago Servin.
José Márcio disse que a aprovação do plano de urgência e emergência é um fato importante porque vai trazer aporte adicional de recursos para o Maranhão. “À medida que o Estado vai organizando efetivamente as redes de saúde, como é o caso da de urgência e emergência, é expedida uma resolução técnica para aprovação pelo Ministério da Saúde para que possamos ter um aporte de recursos para todas as regiões de saúde”, explicou.
O Plano de Urgência e Emergência é um dos quatro planos lançados pelo Ministério da Saúde. O Maranhão está elaborando os da Rede Cegonha (materno infantil), de câncer e psicossocial. Para elaboração dos mesmos são feitas reuniões técnicas com secretários municipais nas regionais para saber das demandas e serviços ofertados em cada município maranhense.
Na reunião da CIB, a gestora de Regulação, Controle e Avaliação da SES, Silvia Leite, mostrou como está a rede de atendimento de urgência e emergência do Maranhão e as propostas para cada região, onde cada município contará com, no mínimo, um Serviço de Pronto Atendimento 24 horas ou sala de estabilização. “O plano aprovado agora será protocolado e estará sujeito a adaptações técnicas até sua aprovação pelo Ministério da Saúde”, informou.
Publicado em Regional na Edição Nº 14432
Comentários