Os municípios de Carutapera, Luís Domingues e Centro Novo, cidades que fazem parte do Polo Amazônia, recebem esta semana os projetos 'Mais Qualificação e Turismo', 'Regionalização' e 'Cadastur'. O objetivo do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), com essa itinerância, que já passou pelos polos Lençóis Maranhenses (Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas e Humberto de Campos), Serras Guajajaras, Timbira e Kanela (Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Barra do Corda) e Delta das Américas (Araioses, Água Doce, Tutoia e Paulino Neves) é fomentar o desenvolvimento econômico local através do Turismo.
A visita da equipe da Secretaria Adjunta de Turismo da Sectur aos municípios do Polo ente os dias 2 e 4 de maio cumprirá uma agenda com reuniões técnicas, palestras, cursos de qualificação, levantamento dos atrativos, ações voltadas para o sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur) e Combate à Exploração Sexual Infantil no Turismo (TSI).
Dentre os cursos ofertados estão os de Como montar um negócio, Organização de Eventos, Qualidade no atendimento para condutores de passeio, Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos, Informações Turísticas, Mídias Sociais e Projetos de Turismo em Gestão Pública.
O projeto 'Mais Qualificação e Turismo' prepara a comunidade dos municípios dos polos turísticos maranhenses por meio de palestras, cursos, minicursos e oficinas, além de fazer a atualização do cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo no Cadastur. Em todas as ações é destacada a importância de envolver a cadeia produtiva para a incorporação de conhecimentos técnicos, teóricos e operacionais.
O Plano Mais IDH, que também soma atividades do 'Mais Qualificação e Turismo', é uma iniciativa do Governo do Maranhão para melhorar índices de desenvolvimento nos 30 municípios menos desenvolvidos do estado por meio de ações integradas de diferentes órgãos e secretarias a fim de garantir dignidade, educação, infraestrutura básica, saneamento, cidadania, trabalho e renda para suas populações.
Outra ação direcionada aos empresários do turismo é o programa Cadastur, que tem por finalidade inserir as empresas no Cadastro Nacional do Ministério do Turismo, possibilitando benefícios como acesso a financiamento, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, incentivo à participação de programas e projetos do governo federal, entre outros.
Publicado em Regional na Edição Nº 16121
Comentários