Durante pronunciamento ontem pela manhã, o diretor da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Fernando Lima, representando o secretário do Estado Cláudio Azevedo, comunicou que a data para a certificação do Maranhão como zona livre da aftosa será definida na próxima semana.
“As portarias que garantem a certificação de zona livre de aftosa já estão na assessoria jurídica do ministro da Agricultura, e a partir da semana que vem, elas estarão disponíveis aos Estados para que agendemos a vinda do ministro ao Maranhão para a assinatura junto à classe produtora do tão esperado certificado de zona livre da aftosa”, explicou.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura, Fernando Fialho, a certificação é um marco na economia do Maranhão. “Esse certificado abre as portas do mercado internacional para os produtos locais e possibilita um incentivo à industrialização do Estado, pois o nosso produto estará certificado e poderá ser colocado no mercado internacional”, disse.
Após este anúncio, a gestora de projetos da unidade Sebrae em Imperatriz, Márcia Maria, explicou aos produtores presentes a atuação da instituição no setor do agronegócio no Maranhão. E depois, o secretário do estado Fernando Fialho mostrou em sua palestra as principais ações da secretaria em todo o Estado e na região.
A programação de palestras no período da tarde abordou a “Conscientização para produção de leite”, “Gestão de impactos com resultados no projeto”, “Sistema de Agroecologia Integrada e Sustentável” e “Agricultura Orgânica”.
Realização – A 45ª Expoimp acontece entre os dias 6 e 14 de julho, com o poio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae e Fribal Frigorífico. (Assessoria de Comunicação)
Publicado em Regional na Edição Nº 14749
Comentários