Atendimento no Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico

O Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico está registrando um aumento significativo no número de atendimentos realizados. Segundo levantamento feito pela coordenação da unidade, desde o dia 28 de agosto, data em que o centro foi aberto, já foram realizados cerca de 2.200 atendimentos.
Funcionando na Avenida São Luís Rei de França, no bairro do Turu, o centro foi implantado mês passado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para dar mais qualidade ao atendimento de pacientes oncológicos que precisam de auxílio médico e assistência ambulatorial, e já começa a demonstrar em números os resultados positivos.  
 “A adequação deste espaço permitiu atendimentos com maior rapidez e exclusividade aos pacientes que precisam de consultas e cuidados de ambulatório. Assim, possibilitou que o Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho (Geral) possa dar melhor assistência aos casos oncológicos mais graves e cirúrgicos”, explica a coordenadora Administrativa do Centro Ambulatorial, enfermeira Niedja Fonseca.
   Ela explica que se somam aos pacientes que já são assistidos pelo Hospital de Câncer do Maranhão, os encaminhados por outras unidades da rede estadual de saúde para consulta de avaliação e inicio de tratamento oncológico. “Aqui são realizados coleta de exames, curativos, aplicação de medicação especializada e de rotina, dispensação de medicamento gratuito pela farmácia, além de acompanhamento pelo serviço de assistência social e psicologia”, conta a coordenadora.
Somente nos 18 consultórios que funcionam no centro o levantamento aponta que já foram feitas 786 consultas, e mais de 900 procedimentos na sala de coleta de exames. Nas dependências da unidade os pacientes também puderam fazer curativos, tomar medicação necessária ao tratamento e serem encaminhados a sessões de quimioterapia.
Benedito Barros, um dos pacientes atendidos, nessa terça-feira (23), disse que não imaginava que o atendimento fosse tão bom. Ele é do interior do estado, está na casa de parentes para continuar o tratamento e mostrou-se satisfeito com o acolhimento e o serviço. “Eu achei aqui tudo muito bom mesmo, nota dez! Rápido, organizado e o principal é que a gente é atendido bem mesmo”.
A coordenadora conta que depoimentos de pacientes já atendidos no centro comprovam o pleno funcionamento do ambulatório. “Os pacientes vêm, são atendidos, comprovam a capacidade de atendimento da unidade e, principalmente, relatam sua satisfação a outras pessoas desmistificando informações desencontradas, inverídicas e maldosas que atrapalham sobretudo aqueles que  precisam de auxílio médico contra o câncer”.
O Centro Ambulatorial funciona das 7hs às 19h. Conta, a cada turno, com uma equipe de atendimento ambulatorial formada por 18 médicos, 6 enfermeiros, 2 psicólogos, 2 assistentes sociais,  além de técnicos de enfermagem e atendentes. Disponibiliza em seus consultórios as especialidades médico da dor, nutricionista, proctologista, mastologista, hematologista, cirurgião torácico, ginecologista e psicologia para pacientes em tratamento. (Walber Oliver)