Funcionários da Central de Relacionamento com o Cidadão

São Luís - A Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) realizou mais de 600 atendimentos nos primeiros dois meses de funcionamento. O novo serviço, que pode ser acessado gratuitamente, via telefone, através do número 129, está facilitando ainda mais o acesso da comunidade à instituição.
De acordo com a coordenadora da CRC, a defensora pública Adia Ataete Vilar Ataíde, dos 618 atendimentos, 558 buscavam informações a respeito do andamento de processos em tramitação. “Esses dados nos revelam um saldo bastante positivo, pois cada ligação representa uma otimização do atendimento. Ligando para o 129, o assistido obtém esclarecimentos sobre seu processo, evitando o seu deslocamento até o Fórum Sarney Costa”, ponderou Adia, acrescentando que com esse serviço oferecido pela instituição, o cidadão economiza tempo e recursos financeiros.
Em fevereiro, primeiro mês de atendimento, foram registrados 150 atendimentos. Em março foram 324, representando um acréscimo de 116% em relação ao mês anterior.
A auxiliar de enfermagem Ana Maria Silva Rocha, que procurou a Defensoria para a garantia de pensão alimentícia de sua filha, aprovou o mais novo canal de interação entre o órgão e a comunidade. “Antes da CRC, eu ia até duas vezes por semana para obter informações sobre o meu processo. Todas as vezes tinha que contar com a ajuda da vizinha para ficar com a minha filha. Agora nem preciso sair de casa”, comemorou a assistida.

Objetivos


Entre os objetivos da Central, está a prestação de informações sobre o funcionamento dos órgãos e unidades da Defensoria Pública do Estado, na capital e interior, bem como o andamento de seus processos, através dos dados disponibilizados no Sistema Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Segap) e no Sistema de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapad), além do sistema de informação do Tribunal de Justiça do Estado.
A CRC funcionará de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h, nos dias de expediente regular. Além do 129, o cidadão pode fazer contato com a Central através do email crc@dpe.ma.gov.br. (Socorro Boaes)