Especialistas do Internacional Finance Corporation (IFC), braço privado do Bando Mundial, visitaram a CEMAR para acompanhar as operações realizadas pela Companhia e realizar seu monitoramento periódico. A visita foi feita por Clarisa Maria Sepliarsky (especialista em risco de crédito) e Alexander W. Indorf (especialista em meio ambiente), que trabalham no escritório do IFC em São Paulo.
Durante dois dias eles conversaram com Diretores, Gerentes e Executivos de diversas áreas da Companhia. A pauta incluiu gestão ambiental, segurança dos colaboradores, parceiros e comunidade, operação, manutenção e expansão do sistema elétrico, gestão financeira, além da estratégia de comunicação.
Em 2008 a CEMAR captou R$135 milhões junto ao IFC. Os recursos foram captados para garantir a execução de parte dos investimentos objetivando a modernização de processos e sistema de distribuição de energia elétrica no Estado do Maranhão, inclusive obras do Programa Luz Para Todos (PLPT) que tem participação financeira da CEMAR da ordem de 15%.
Segundo Suelen Barão, Executiva de Operações Financeiras, a equipe do IFC ficou muito satisfeita com a recepção da CEMAR e o resultado desta visita será um relatório apontando os pontos fortes e oportunidades detectadas. O Banco Mundial ao financiar as operações da CEMAR ou outras instituições, acompanham de forma bastante rigorosa a aplicação dos recursos financeiros, pois, além de financiar os recursos o contrato inclui gestão ambiental, cultura de preservação e sustentabilidade, bem como a segurança , bem estar dos seus colaboradores e partes relacionadas.
“Uma visita como esta, de uma instituição internacional, é de extrema valia para a CEMAR, pois traz visibilidade e credibilidade para novas captações de recursos. A rápida evolução da empresa nos deixa sempre muito à vontade para apresentar nossa empresa ao público externo, sempre temos algo novo a mostrar. Do ponto de vista ambiental e da segurança, pontos focais da visita, demonstramos que estamos trilhando novos caminhos com excelentes expectativas”, declarou Suelen.(Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Regional na Edição Nº 14159
Comentários