O presidente da CEMAR e o diretor de Distribuição recebendo o certificado de empresa Amiga do Meio Ambiente das mãos da superintendente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

A CEMAR promoveu a II Semana do Meio Ambiente com o tema “Economia verde: Salvar o planeta está em nossas mãos”, reafirmando o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental no Maranhão. A Companhia reuniu empresas que se preocupam com o meio ambiente e realizam boas práticas de responsabilidade social. As empresas presentes foram Correios, Grupo ICEP, Isan e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Durante a II Semana do Meio Ambiente aconteceu também o lançamento do Selo Verde – Animais da fauna e da flora brasileira: Gato Mourisco e Jaguatirica. O lançamento aconteceu no auditório da CEMAR. O selo verde é representado pela figura de dois animais que estão cada vez mais raros na natureza e tem o objetivo de despertar nossa consciência para a preservação dessas espécies na fauna. As fotografias foram tiradas de cada animal em seu habitat natural, sendo que uma delas, a do gato mourisco, foi tirada no Maranhão.
O presidente da CEMAR, Augusto Miranda, falou sobre os projetos e investimentos realizados pela Companhia visando o meio ambiente. Atualmente, a CEMAR realiza palestras nas comunidades sobre consumo consciente de energia, está presente em 13 postos de coleta do Projeto ECOCEMAR, que troca lixo por desconto na conta de energia, atua com o Projeto Caravana da Economia, que troca geladeira velha por geladeira nova, e ainda investe no Projeto Ilha Grande, que produz energia limpa por meio da energia solar.
“No Brasil temos várias usinas hidrelétricas e possuímos um grande potencial solar e eólico. Outros países como a Alemanha já têm 50% da sua produção de energia renovável. São várias alternativas para termos um mundo equilibrado, um mundo melhor e o nosso compromisso é de continuar lutando para que a gente leve desenvolvimento com foco no meio ambiente”, afirma Augusto Miranda.
Durante a manhã houve também a certificação como reconhecimento de boas práticas ao meio ambiente para as empresas parceiras. Receberam certificados: Cleide Lúcia Reis, diretora de Relações Institucionais do Isan/ FGV pelos mais de mil quilos de lixo que foram doados e convertidos em bônus para uma instituição beneficente, o professor Steffano Silva Nunes, diretor presidente do Grupo ICEP pelos 63 mil quilos de lixo arrecadados na Gincana Solidária em 2011 e convertido em bônus para instituições beneficentes do Estado; o Grupo Mateus pelos quase 100 mil quilos de resíduos arrecadados no posto da Cohab, e a empresa Ripel, que é a responsável pela separação e destinação do material da coleta.
Além do lançamento do selo verde dos correios na Companhia e o reconhecimento para as empresas parceiras, a CEMAR recebeu ainda certificado de Empresa Amiga do Ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, das mãos da superintendente de Planejamento Estratégico, Bimaura Serra Rosa. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)