A ampliação de potência da Subestação de Balsas é exemplo das obras de fortalecimento no sistema elétrico

Referência no agronegócio, a região de Balsas é uma das mais produtivas do Estado, sendo responsável por 94% da produção de soja em todo o Maranhão. Por conta desse fator essa é uma região que demanda investimentos na infraestrutura e, dentre as necessidades, aparece a energia elétrica. Ao reconhecer essa necessidade, a CEMAR tem fortalecido o sistema elétrico da região para melhor atendê-las.
Todos esses esforços já estão possibilitando uma melhoria no fornecimento de energia elétrica no Estado, com ganhos na qualidade, melhores níveis de tensão e menores desligamentos. Desde 2005, são realizadas obras nas cidades de Balsas, Alto Parnaíba, Loreto, Riachão, Sambaíba, São Felix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso que demonstram os investimentos da CEMAR nessa região.
O ponto de suprimento de Balsas, obra de responsabilidade da Eletronorte/Governo Federal, foi um divisor de águas. Esta obra representa uma grande melhoria na qualidade de energia para o município, pois com este ponto de suprimento a energia que antes vinha do ponto de Porto Franco para ser distribuído em Balsas e região, agora está em um ponto dentro da própria cidade.
Por conta da instalação do ponto de suprimento, em abril de 2012, a CEMAR realizou uma série de obras para expansão do sistema elétrico na região. Destacam-se a construção das subestações Balsas II, Renascer, Vão Buriti e São Raimundo das Mangabeiras, beneficiando 200 mil habitantes e totalizando 37 milhões investidos nessas obras.
Nos últimos oito anos, a empresa investiu 2,8 bilhões em obras em todo o Estado. Sandro Marcos Lemos, executivo de Relacionamento com o Cliente da CEMAR, comentou a respeito de alguns já realizados este ano, como a entrega de uma linha de transmissão em Alto Parnaíba e a ampliação da subestação de Açailândia, em 2011. Planeja-se, também, 91 km de linha de transmissão a 69 mil volts para a cidade de São Raimundo das Mangabeiras e nova linha de Subtransmissão em Sítio Novo.
Para Sando Marcos, essas obras são mais do que números e cifras. “Esse trabalho representa ganho em qualidade de vida e a população sentirá a melhora substancial do fornecimento. Com esse investimento, nós teremos logicamente melhor qualidade de energia para a população. Quando falamos em melhoria de energia, nós estamos falando em qualidade de vida, em saúde, educação, uma vez que a gente fornece energia para hospitais, escolas e etc.”.
Está previsto para este ano o investimento de mais 500 milhões na modernização da rede elétrica em todo o Maranhão. Serão dois novos pontos de suprimento (Balsas e Encruzo), 12 novas Subestações, ampliação de outras 9 subestações, construção de 566 km de Linhas de Transmissão, 49 novos Alimentadores, 695 quilômetros de Redes de Distribuição de Média Tensão e 595 quilômetros de Redes de Baixa Tensão. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)