O fim do ano é o período em que todos se confraternizam e realizam festas particulares com belas decorações de Natal, além dos grandes eventos públicos do ano novo, o que significa fazer bastante uso da energia elétrica.
E é pensando nas peculiaridades desse período que a Cemar realiza todos os anos um planejamento especial de operações para as festas de fim de ano, que coincidem com o início do período chuvoso. Durante o Natal, os plantões vão ter início às 12h do dia 24/12 e seguem até as 8h do dia 26/12. Já no Réveillon será das 12h do dia 31/12 às 8h do dia 02/01/2016.
O objetivo maior do Plano é garantir a continuidade e a qualidade no fornecimento de energia elétrica, além do rápido restabelecimento do sistema elétrico em caso de falta, proporcionando o máximo de conforto e segurança às pessoas durante as festividades de fim de ano e início do período de chuvas. Assim, o Maranhão estará menos sujeito a problemas de ordem técnica, já que há causas intempestivas relacionadas a fenômenos naturais (descargas atmosféricas, fortes ventos, erosões, etc.), acidentes em vias públicas e vandalismo também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
Durante todo o período de estiagem, as ações de manutenção preventiva têm sido intensificadas objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as festas de final de ano. A Cemar mantem nas áreas litorâneas a lavagem dos componentes da rede elétrica e dá sequência à substituição dos isoladores comuns por isoladores híbridos (a base de silicone). Esses isoladores são mais resistentes à ação do tempo.
Além disso, outras ações como a troca de ramais, colocação de espaçadores na rede de baixa tensão, poda de galhos de árvores próximos à rede de energia, troca de transformadores e cruzetas, também foram realizadas.
Em todo o Estado serão 276 equipes e 946 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores, eletricistas e analistas de TI/Telecom que estarão em regime de plantão no período festivo para garantir o atendimento em todo o Estado.
Somente em São Luís, serão 304 profissionais e 152 equipes. Já na região Tocantina, serão 169 profissionais e 68 equipes. As equipes estarão em pontos estratégicos, onde acontece grande concentração de pessoas para comemoração do Natal e virada de ano. A Central de Atendimento 116 estará com número reforçado de atendentes, inclusive para atender via chat on-line www.cemar116.com.br) e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.
Interior do estado: Em cada regional, haverá um executivo responsável pela mobilização da estrutura planejada. Em todas as bases, líderes estarão à disposição para suporte e controle das equipes. As áreas de Manutenção e Expansão ficarão de sobreaviso em caso de uma eventual necessidade de mobilização.
Para que tudo transcorra com tranquilidade, as equipes estarão a postos nos horários pré-definidos. Para todo o Estado, a Central de Atendimento 116 já vem trabalhando com número maior de atendentes. Caso necessário, atendentes que já estarão de sobreaviso serão acionados.
Ligações provisórias para as festas de fim de ano: Nesta época do ano, em que se aproxima o Natal e o réveillon, a cidade se enche de luzes e muitas comemorações. A Cemar está trabalhando para garantir a continuidade e qualidade do fornecimento da energia elétrica em todo o Estado.
Contudo é importante alertar para a prevenção de acidentes com energia elétrica e sobre os cuidados que se deve ter para que não ocorram sobrecargas nos transformadores ou subestações próprias/particulares que atendem aos locais das festas. Elas podem provocar acidentes e acabar com a festa mais cedo.
Para atender a essas necessidades a Cemar, por meio do Plano operacional para as festas de fim de ano e início do período chuvoso, mobilizará aproximadamente o dobro de profissionais (engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas) que estarão em regime de plantão, no período festivo, para garantir a energia aos seus clientes.
Para as festas de Réveillon, é indispensável solicitar a Ligação Provisória até o dia 24 de dezembro por meio das Agências de Atendimento. No ato da solicitação da ligação provisória os vendedores ambulantes/comerciantes deverão apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF e endereço completo de onde será realizada a ligação.
As prefeituras, que geralmente realizam eventos em praças públicas na virada do ano, também devem procurar a Cemar para o pedido de ligação provisória. A Companhia presta o serviço de vistoria e avaliação do carregamento da área de transformação evitando, assim, que haja sobrecarga na rede e a consequente interrupção no fornecimento de energia elétrica. Basta entrar em contato com o número 116 da Cemar e agendar a avaliação da carga elétrica com antecedência de até dez dias úteis antes do início do evento.
A Companhia alerta para que os promotores de eventos se certifiquem junto ao proprietário do imóvel escolhido para a festa se as instalações internas suportam o volume de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco etc.). É muito importante não deixar para ultima hora.

Serviços: o que funciona  no Natal e Ano Novo
Muita gente deixa para a última hora aquela lista de afazeres que precisam ser concluídos até o final do ano. Pensando nisso, a Cemar comunica como funcionarão alguns de seus serviços para o período. O atendimento por meio do 116 continuará por todos os dias da semana, 24 horas por dia, com reforço durante o período de festas como parte das ações do Plano operacional de para as festas de fim de ano. 

Agências de Atendimento
Há solicitações que para serem feitas ou concluídas o cliente deve se dirigir a uma agência de atendimento da Cemar, mas o horário do funcionamento delas obedecerá a seguinte programação:
Dias 24/12 e 31/12 – Funcionará das 8h às 12h.
Dias 25/12 e 01/01/15 – Não haverá funcionamento.