Assegurar o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, e o restabelecimento do sistema em caso de falta de energia é o principal objetivo do plano operacional criado pela Cemar para o período de festas de fim de ano em 2017. Este plano busca proporcionar o bem estar e conforto de toda a população maranhense durante esse período festivo. Assim, o Estado estará menos sujeito a problemas de ordem técnica, já que há causas inesperadas relacionadas a fenômenos naturais (descargas atmosféricas, fortes ventos, erosões, etc.), acidentes em vias públicas e vandalismo também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
A Cemar reforçou o número de equipes para o atendimento dos seus mais de 2,4 milhões de clientes em todo o Estado, para que as festas transcorram normalmente, mesmo em caso de chuva. Serão 237 equipes e 1.064 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão, distribuídos em pontos estratégicos para garantir eficiência no atendimento em todo o Estado.
No Natal, o plantão será das 07h do dia 24/12 às 07h do dia 26/12. Já no Ano Novo, o plantão será das 07h do dia 31/12 às 07h do dia 02/01/2018.
Ações preventivas ocorrem durante todo o ano e estão sendo intensificadas, objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as festas de final de ano, e aumentar a confiabilidade das redes elétricas. E dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. Essas ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.
Ligações provisórias
Para os promotores de eventos e para o comércio informal que necessita de energia elétrica em seus pontos de venda, a Cemar lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia com qualidade.
A solicitação deste tipo de ligação pode ser feita com no mínimo 72 horas de antecedência em umas das agências de atendimento da Cemar, e o cliente deve levar: carteira de identidade (RG), CPF e endereço completo de onde será realizada a ligação, informação da carga que será utilizada e Autorização de Funcionamento expedido pela prefeitura local (em caso de comércio informal).
É muito importante não deixar para última hora para não ser surpreendido pela falta de energia decorrente de uma sobrecarga das instalações internas, além de averiguar junto ao proprietário do imóvel escolhido para o evento, se as instalações elétricas do mesmo suportam a estrutura de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, etc.). A Cemar conta com equipes para verificar em campo a regularidade dessas instalações durante o período de festa.
Atendimento
Muita gente deixa para a última hora aquela lista de afazeres que precisam ser concluídos até o final do ano. Pensando nisso, a Cemar comunica como funcionarão alguns de seus serviços para o período.
As agências de atendimento ao cliente estarão abertas até sexta-feira (22/12) retornando na terça-feira (26/12). Já na semana seguinte ficarão abertas até sexta-feira (29/12) e retornam terça-feira (02/01/2018). O atendimento pela Central 116 e o chat www.cemar116.com.br continuarão funcionando 24h, com 100% da operação. Fale com a Cemar também pelo APP CEMAR.
Já os postos ECOCEMAR estarão com atendimento até o sábado (23/12) dás 08h às 12h, retornando na terça-feira (26), na semana seguinte o atendimento será realizado até sábado (30/12) das 08h às 12h, retornando o atendimento em horário normal na terça-feira (02/01/2018).
As equipes estarão munidas com tecnologia de comunicação de última geração, para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI) e, com isso, muito mais rapidez no atendimento.
Fique atento aos acidentes com quebra de postes
A Cemar alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar o desconforto da falta de energia elétrica. E caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Cemar, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros 193 para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade. (Assessoria de Imprensa Cemar)
Comentários