Junto ao desenvolvimento do Estado, também aumenta naturalmente a demanda de energia, base para todo crescimento econômico. Por isso, somado a esse potencial do nosso Estado, a Cemar está investindo constantemente no sistema elétrico (na sua área de concessão), para fornecer energia de qualidade no sentido de também atrair novos investimentos e a satisfação de cada cliente.
Até o final de 2016, serão mais de 700 milhões de reais aplicados em obras de construção de novas subestações, ampliações e novas tecnologias voltadas à expansão e modernização do sistema elétrico. Os números que a Companhia apresenta são bem expressivos e reforçam o reconhecimento da Cemar estar em primeiro lugar em qualidade de energia em 2015, se mantendo pela terceira vez neste ranking da ANEEL.
Quando comparamos a Cemar de 2004 - onde o novo modelo de gestão da Equatorial Energia direcionou todas as forças para a missão de fornecer energia elétrica de qualidade para todo o Estado - com a Cemar de hoje, é notório o quanto foi expandido e fortalecido o sistema elétrico no Maranhão. Para termos uma ideia dessa ampliação, a quantidade de subestações era insuficiente para atender as necessidades dos 217 municípios maranhenses. Crescemos de 80 para 134 subestações, entre novas e ampliadas, ou seja, maior carga para atender o crescimento não apenas populacional, mas também os novos investimentos e empreendimentos nas áreas industrial, comercial e agrário.
Essas novas subestações configuram uma potência instalada hoje de 2.600 MVA (Mega Volt Ampere). Outro dado relevante é a ampliação de 4.800 km para 7.400 km de linhas de transmissão, que se formos comparar daria para interligar toda a linha costeira do Brasil (7.367 km). Além disso, crescemos 540% na quantidade de transformadores instalados. Aumentamos de 19 mil para 121 mil transformadores. Isso representa e reforça o poder de distribuição da Companhia e a necessidade de atendimento à crescente demanda por energia elétrica com qualidade dos clientes residenciais, comerciais e industriais.
Já que estamos abordando a ampliação e expansão do sistema, o Programa Luz Para Todos – PLPT reflete uma evolução extraordinária: saímos de zero ligação para 335 mil novas ligações, em parceria com o Governo Federal, ou seja, mais de 1,6 milhão de pessoas receberam energia no Maranhão pelo PLPT, entre eles povoados, comunidades quilombolas e aldeias indígenas, que hoje estão usufruindo dos benefícios e comodidade que a energia traz.
Inovação e tecnologia - Além dos recursos destinados para a expansão e fortalecimento do sistema elétrico, o investimento também será feito utilizando novas tecnologias em Redes Inteligentes. Essa visão em busca da modernização do sistema acontece em prol da eficiência, agilidade e tratativa das ocorrências de interrupção no fornecimento de energia com a mínima, ou nenhuma percepção por parte dos clientes.
O exemplo disso é que a Cemar possui hoje 100% de suas subestações automatizadas e uma grande parte de seus circuitos, alimentadores e linhas de transmissão operando com esquemas de Loop Automátion e Self-healing que permitem o Restabelecimento Automático de carga. Esse sistema foi desenvolvido pela própria Cemar com a utilização de equipamentos inteligentes que, ao identificar uma interrupção ou queda de energia, faz automaticamente, sem a interferência humana, a interligação com outra rede de energia elétrica. Essa ação proporciona maior agilidade no restabelecimento do fornecimento de energia e conforto para os consumidores. Uma grande parte de São Luís já está toda coberta por esta rede inteligente. Agora será a fase de implantação nas demais regiões do Estado.
Atualmente a Cemar dispõe de vários recursos tecnológicos e desenvolvimento das chamadas redes inteligentes (Smart Grids) em um laboratório de distribuição, que funciona dentro da empresa e serve para a apresentação de novas tecnologias em uma plataforma unificada.
Investir em energia elétrica de qualidade é uma das prioridades da Cemar. E as ações que estão sendo desenvolvidas colaboram, ainda mais, com o reconhecimento de todo esse trabalho. Foi desta forma, que a Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL, em 2015, reconheceu a Cemar como a Melhor Distribuidora de energia do País, em qualidade do fornecimento (indicadores de continuidade). E o desafio deste ano é que a Companhia melhore ainda mais para fornecer energia elétrica de qualidade e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão.
Para Sérvio Túlio, Vice-presidente de Operações da CEMAR, “sem dúvida a qualidade da energia fornecida no estado do Maranhão foram visivelmente melhoradas ao longo destes 11 anos. Melhoramos o que já fornecíamos e isso assegura as condições necessárias para expandirmos o sistema e atendermos a demanda que cresce junto com o Estado. Nosso trabalho não para. Ao contrário, ele evolui e se fortalece de mãos dadas com o Maranhão”, disse Sérvio. (Assessoria de Imprensa da Cemar)
Comentários