Os catadores de material reciclável de Imperatriz já coletam por mês 20 toneladas de papelão, alumínio, ferro, plástico, cobre, antimônio e outros materiais. Já são mais de 30 agentes ambientais, que integram a Associação dos Catadores de Material reciclável de Imperatriz (ASCAMARI). A entidade foi criada em abril de 2010 e já dispõe de sede própria, em terreno de 2.400 metros quadrados, doado pela Prefeitura.
Para a construção da sede, foi decisiva a contribuição de diversos parceiros, entre os quais o Rotary Club de Imperatriz, que, sob a presidência do empresário Isaque Ferraz, realizou eventos para arrecadação de fundos e aquisição de material de construção.
A ASCAMARI está presente no município de Imperatriz com 22 pontos de entrega e coleta de material reciclável. Segundo o presidente da entidade, José Ferreira Lima, o Zezinho, pelo menos outros 14 parceiros, entre empresas e órgãos públicos, contribuíram ou estão contribuindo com os projetos da Associação.
As informações foram prestadas em reunião realizada na sexta-feira, 9, no SENAC, com a participação de representantes de universidades, Câmara Municipal de Imperatriz, Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART), Cáritas do Brasil, associações de moradores e Ministério Público, cujo promotor do Meio Ambiente e Educação, Jadílson Cirqueira de Sousa, disse que poderá destinar mais recursos para a Ascamari, a partir de multas aplicadas e recolhidas por desrespeito às leis ambientais.
Publicado em Regional na Edição Nº 14554
Comentários