Inicia nesta segunda-feira, dia 13 de janeiro, no povoado Mata Grande, situado no município de Davinópolis, mais uma ação cultural da Casa das Artes, por meio do Ponto de Leitura Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus. Dessa vez, acontecerá uma Oficina de Iniciação Teatral, que terá duração de 40 horas e será ministrada pela atriz e arte-educadora maranhense Lília Diniz.
A Oficina faz parte de uma série de cursos que serão ministrados naquele município, especialmente nos povoados de Água Viva, Alegria, Vila São Luís, 1º de Maio e demais povoados daquela área rural situada na Reserva Extrativista da Mata Grande, articulados pelo Ponto de Leitura Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus e patrocinados pelo Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Maranhão, por meio do Edital Mais Cultura nº 03/Pontos de Leitura.
Vinte pessoas, dentre elas professores, jovens lideranças e até crianças, estão inscritas no curso, que é pioneiro na região e durante uma semana intensiva de trabalho, naquele povoado, estarão experimentando e construindo coletivamente todo o processo de aprendizagem em teatro e que culminará com uma apresentação teatral no final de semana seguinte. A ideia, segundo o vice-coordenador da Casa das Artes, Cleiton Viana, “é promover cada vez mais ações culturais que possam contribuir para a formação crítica, artística e cultural da região”.
Lília Diniz, que é também arte-educadora formada pela Universidade de Brasília/UnB-DF, tem vasta experiência em cursos de formação em teatro nos estados do Rio Grande do Norte, no Maranhão e também no Distrito Federal, onde consolidou sua carreira artística como poetisa e atriz. A artista já conhecida da cidade de Imperatriz e de outros estados brasileiros, e por onde vai, faz questão de levar o nome da cidade e seus ricos valores culturais. Retornou recentemente à região tocantina e pretende, a partir daqui, segundo ela, “continuar articulando projetos e ações que revelem, valorizem e consolidem ainda mais o potencial da produção cultural de Imperatriz e região”.
(Valéria Amorim - Assessoria de Comunicação Casa das Artes)
Publicado em Regional na Edição Nº 14902
Comentários