Formação de pratos regionais e manuseio de alimentos foram os principais temas abordados durante o primeiro curso de qualificação de mão de obra oferecido ao setor turístico do município de Carolina, distante 840 km de São Luís.
O curso teórico e prático teve o objetivo de ensinar as melhores práticas para o manuseio de alimentos, além de estimular alunos, cozinheiros e chefes de cozinha no desenvolvimento de novos pratos para identificação gastronômica da região.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Turismo local, que conta com a parceria do SEBRAE e apoio do Instituto PIPES, teve início no último dia 17 e prosseguiu até ontem.
Direcionada para empresários e colaboradores dos setores de restaurantes, bares, lanchonetes e meios de hospedagem, a iniciativa, segundo o prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, tem o objetivo de oferecer capacitação voltada para o trade local.
“Estamos montando um calendário de atividades voltadas exclusivamente para melhorar nossa capacidade de receber bem o visitante que chega a nossa região”, explica.
Além do curso de manuseio de alimentos e pratos regionais, detalha, “vamos também oferecer curso de Certificado de Qualidade Turística e Sensibilização para o cadastro formal dos meios de hospedagem e equipamentos turísticos de nossa cidade”.
Para os empresários que participaram do curso, a iniciativa vai colaborar para aplicação de conhecimentos técnicos e práticos para o incremento do setor.
“Recebemos muitos turistas todos os anos e é importante que a cada temporada tenhamos novidades para apresentar. O curso sem dúvida é muito bem vindo”, fala a empresária Isabel Lieber.
Para a consultora do Sebrae, Cecília Salata, a culinária é tão importante quanto as belezas cênicas de uma região. “Oferecer uma boa culinária reflete não apenas em receber como também marcar a estada de um visitante na região”, finaliza.