Com as obras bastante avançadas, a expectativa é que a partir do segundo semestre deste ano a cidade de Carolina, distante 840 km de São Luís, deverá contar com um Museu Municipal. O espaço vai reunir um acervo completo contendo a história da cidade, documentários, exposições fotográficas que remontam a fundação de Carolina, além de uma mostra permanente de objetos, documentos e livros da época.
O curador do Museu Histórico de Carolina, Tom Maranhão, diz que o trabalho de resgate tem sido árduo, mas a cooperação de antigos moradores colabora com a ação. “Temos aqui na cidade pessoas importantes que participaram e vivenciaram a construção de Carolina, como por exemplo o empresário Pedro Iran Pereira do Espírito Santo, que resgata a navegação fluvial, além do jornalista Waldir Braga, grande colaborador”, explica.
Para o prefeito Ubiratan Juca, o resgate do acervo e da história de Carolina deverá colaborar muito com o desenvolvimento da cidade.
“Carolina, além de turística, tem uma rica história que precisa ser resgatada e preservada no Museu Histórico para que as crianças cresçam aprendendo sobre a cultura local”, falou.
Depois de inaugurado, o Museu pretende ser um ponto de referência para difusão da cultura e terá ainda a oferta de atividades diversificadas relacionadas à história, às artes e à valorização e preservação do patrimônio histórico do município.
Publicado em Regional na Edição Nº 14900
Comentários